OUTSIDERS BRAZIL – 12 coisas que eu gostaria de ter ouvido antes de partir!

Veja mais posts do OUTSIDERS  >>>>

Viajar é um processo em constante evolução, que nunca pode ser totalmente aperfeiçoado. No princípio tínhamos muitas dúvidas e várias questōes sem respostas. Mas aos poucos, com o avanço dos quilômetros, alguns destes problemas foram dissipados dando espaço para outras afliçōes e dúvidas. Apesar de ter devorado livros, blogs e até conversado com outros viajantes ainda não estávamos completamente prontos para partir. Ninguém nunca está! A melhor escola ainda é a estrada, mas separamos aqui 12 coisas que teriam facilitado muito a nossa vida se alguém tivesse falado lá atrás. Por isso compartilhamos com você.

1 – Relaxa, a decisão mais difícil é partir. O resto vai se encaixando durante a sua viagem.

77_12CoisasE é mesmo, antes de partir achávamos que na estrada surgiriam problemas impossíveis de serem resolvidos. Nosso maior medo era chegar em uma fronteira e não ter um documento X e por conta disso teríamos que voltar. Ficamos tanto tempo estudando diferentes possibilidades de erros e analisando cenários problemáticos, que hoje percebemos que tudo não passou de uma preocupação tola.

O momento mais difícil de toda a nossa jornada, até hoje, continua sendo a fase inicial quando tomamos a decisão de partir. Isso sim foi um desafio! Depois aos poucos tudo foi se encaixando e mesmo quando os reais problemas da estrada surgiram conseguimos resolver, seja porque nós mesmos encontramos uma forma ou porque algumas pessoas nos ajudaram!

2 – Paciência é muito importante.

78_12CoisasPaciência é primordial, principalmente quando surgem os imprevistos. Quando enfrentamos um problema logo repetimos um dos nossos lemas:

Imagine se todo o problema do mundo fosse este?!”

Sério, parece ridículo mas ajuda e muito! De repente o seu problema parece ser tão pequeno frente aos problemas que as outras pessoas encaram. Respire fundo e repita: “a vida vale muito mais que isso!” Não vai adiantar esbravejar, perder a cabeça ou achar que ‘agora está tudo acabado’! É preciso ter muita paciência, nem tudo sairá conforme planejado!

3 – Sempre terá um jeito

79_12CoisasNada é impossível, para tudo há uma forma de resolver. Diversas vezes imaginamos que seria o fim – e logo veio a vida para dar a lição que ainda teremos muito chão para conquistar!

Não tenha vergonha de compartilhar o seu problema com as outras pessoas, mesmo que ninguém possa ajudar você ainda encontrará formas para resolver. Não desista, seja perseverante! Encontramos muitas pessoas em situaçōes totalmente desesperadoras e de alguma forma encontraram a luz no fim do túnel! O segredo é não desesperar e acreditar no melhor!

4 – Tire muitas fotos e faça mais vídeos!

80_12CoisasParece óbvio já que você sempre tira muitas fotos quando viaja! Mas nem sempre é assim, viajar por muito tempo cansa… assim como tirar fotos e fazer vídeos. Nem sempre você estará disposto, mas tente imaginar que provavelmente esta seja a última vez que visitará tal lugar.

Faça mais vídeos! Daqui dois anos talvez você nem lembre mais daquelas pessoas e da conversa que tiveram, com fotos e vídeos você pode eternizar estes momentos. Não se preocupe em parecer “o turista ridículo” segurando uma câmera e fazendo uma selfie, o importante é você registrar o momento.

5 – Você vai conhecer pessoas incríveis, mas seus melhores amigos são insubstituíveis.

82_12CoisasA estrada vai apresentar uma legião de pessoas incríveis e únicas, alguns deles podem ser verdadeiros amigos para o resto da sua vida! Mas nada neste mundo vai superar a sintonia e afinidade que você já tem com os seus melhores amigos da adolescência ou infância!

Não sabíamos o quanto é maravilhoso sentar para conversar sem precisar explicar de onde somos, qual o próximo destino, quanto tempo ainda vamos viajar, nossas profissões antes de partir e por ai vai… claro, que só fomos dar o real valor para isso quando já estávamos na estrada.

6 – Desconfie quando ouvir que tal lugar é o mais bonito do mundo. Se a pessoa que estiver falando isso nasceu lá… então desconfie duas vezes!

83_12CoisasTodo mundo quer vender o seu peixe usando os superlativos: o pôr do sol mais bonito, o maior lago de água salgada, a montanha mais antiga do mundo… todos os destinos podem ser lindos e inesquecíveis, tudo depende do ponto de vista da pessoa que está relatando.

Pesquise antes de mudar o seu roteiro, pergunte a outros viajantes, veja fotos na internet. Pondere a sua decisão e a opinião de quem está indicando.

7 – Não leve todas as roupas que você ama e leve algumas que não curte tanto.

84_12CoisasVocê vai lavar suas roupas todas as semanas, em um curto espaço de tempo perceberá que as cores já não são tão vivas e o tecido estará mais fraquinho. Você não quer ver a sua calça preferida com cara de velhinha logo no primeiro mês.

A estratégia de levar roupas que você não curte tanto é para que enfim elas sejam usadas, porque afinal você já comprou mesmo… e quando voltar para casa (se o plano for voltar) você ainda terá roupas maneiras para usar socialmente!

8 – Acorde cedo!

85_12CoisasComo eu queria ter escutado isso desde o começo da viagem! Acordar com o nascer do sol é uma das melhores formas de ter as atrações turísticas só para si, evitando multidões e também pessoas mal intencionadas (os ladrões de carteira, por exemplo).

É também um momento mágico para as fotos devido à luz difusa suave, e geralmente mais fácil de interagir com os habitantes locais. Sem contar que o dia fica muito mais proveitoso e você consegue ter mais tempo para outras experiências. Acordar cedo faz a gente acreditar que a viagem é maior que aquela programada… o dia rende tanto!!

9 – Seus acessórios vão quebrar.

86_12CoisasPrincipalmente se não cuidar do pouco que você tem! Trate tudo como itens de extrema importância! Suas roupas, seu celular, computador, o cinto, o sapato… lembre-se que para repor qualquer item deste será um custo extra e você não quer gastar agora.

De qualquer maneira todo estes itens serão usados com muita frequência e as chances de quebrar são cada vez maiores. Deixe sempre o seu celular na capinha protetora, a câmera fotográfica deve ficar protegida da chuva. Providencie uma capa de chuva para a mochila e um saco estanque para seus acessórios. Não deixe a mochila no chão e mantenha todos os seus itens reunidos em um mesmo lugar.

10 – Ninguém é legal o tempo todo, nem você.

87_12CoisasSaber conviver com outras pessoas, e principalmente com você mesmo, talvez seja um dos maiores desafios desta jornada! Respeite o seu espaço e principalmente respeito o espaço dos que estão ao seu redor. Lembre-se: na maioria das vezes você é o ‘intruso’ do local!

Não seja tão duro nas suas opniōes, cuidado com os preconceitos e mantenha-se aberto à discussōes. Entenda que o que não é importante para você, pode ser extremamente importante para o outro. Entre um pouco mais em processo de empatia e sua viagem será muito mais proveitosa!

 11 – Você já sabe, mas eu vou falar: você não vai usar metade das coisas que está levando!

88_12Coisas“Mas eu já estou levando tão pouco!” Acredite! Você deve levar bem menos que imagina! Repense na sua mala e nos acessórios, incorpore o lema: ‘All you need is less!’ Isso facilita a sua organização e ainda fará você ter mais tempo para se preocupar com o que realmente importa.

Tivemos que devolver muitos itens que compramos e até doamos outros, nunca ouvimos nenhum viajante reclamar que levou menos que precisava. Nas nossas entrevistas todos relatam que se arrependem de ter levado tanta bobagem. Cut the bullshit e seja feliz com menos!

12 – Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.

89_12Coisas“Melhor abastecer o carro agora ou no próximo posto?”

“Será que eu já compro algo para comer, mas ainda nem estou fome!?”

“Vamos comer aqui ou tentar achar um lugar com uma vista mais legal?”

Estes são alguns dilemas que enfrentamos na estrada e que aprendemos que o melhor é resolver tudo no momento mesmo. Tire da sua frente todas as pendências porque ao acumular você terá grandes chances de não realizar! A internet é boa? Mande notícias para a família e grave logo o vídeo do aniversário do seu pai!  Faça hoje o backup das fotos e vídeos. Gostou do souvenir e quer levar? Compre agora! A vida de um viajante é bastante incerta, não aposte no futuro acreditando que conseguirá fazer mais tarde… não é bem assim que funciona!

Gostou destas dicas? Assina a nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo e muitas dicas para fazer uma ótima viagem!

Sobre OUTSIDERS BRAZIL – Paula e Renan
Viajando o mundo desde novembro 2013. Praticando o desapego e ajudando a realizar sonhos.
  outsidersbrazil.com.br
   /OutsidersBrazil

Deixe uma resposta