Veja esta matéria na íntegra na Edição #2 da REVISTA OVERLANDER ou Parte 1 aqui ou Parte 2 aqui ou o Vídeo aqui
Também confira nossas recomendações de lugares Onde Ficar e Comer >>>>
Entre as três capitais: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, esta região pouco conhecida é um destino perfeito para um fim de emana, feriado ou uma estada prolongada. Se você gosta de paisagens de montanha, estradas de terra, lugares encantadores repletos de personagens e surpresas, este é o seu lugar!
CAMPOS DE CIMA
Texto & Fotos: Robert Ager
Com todo o conhecimento e apoio do Paulo, passamos os próximos dias rodando pelos espetaculares Campos da Bocaina através do maior altiplano de São Paulo, visitando cachoeiras e desfrutando deste clima especial de montanha. Apesar do nevoeiro quase constante, nós ainda conseguimos apreciar algumas vistas, com a Serra do Mar de um lado e o Vale do Paraíba do outro, e quando as nuvens desapareciam avistávamos os picos de Itatiaia e a Serra da Mantiqueira na distância. Sem dúvida, um lugar muito privilegiado e apaixonante.
PARQUE NACIONAL SERRA DA BOCAINA
Nosso último destino foi o Parque Nacional da Serra da Bocaina, que fica a umas duas horas de estrada de terra sentido São José do Barreiro, saindo da Pousada da Joaninha.
Aqui, infelizmente não tem centro de visitantes ou brochuras disponíveis, mas o guarda-parque era amigável e parecia estar feliz em nos ver. Acho que fomos os únicos visitantes naquele dia. Uma pena, pois a caminhada até a Cachoeira Santo Isidro é fantástica!
Com mais tempo, este é também o ponto de partida para a “Trilha do Ouro”, um trekking de três dias até Mambucaba, chegando até a costa. A boa notícia é que este percurso continua aberto e só é preciso registrar com antecedência através do site do parque.
Terminamos à tarde, com um almoço delicioso e bem servido, na praça central de São José do Barreiro. Mais uma vez tínhamos sido surpreendidos com a localização, e como sempre, desejávamos poder fiar mais tempo.
Tem bastante coisa para fazer na região, e é possível ficar umas duas semanas por aqui, mas também é possível “fazer a ponte” com outros destinos. As delícias culturais de Paraty e as lindas praias da Ilha Grande agora estão mais perto, pois a estrada Cunha-Paraty está quase toda pavimentada. Se você busca mais aventura, então basta atravessar para Itatiaia, onde estão alguns dos picos mais altos do Brasil.
No entanto, não importa quanto tempo decidir ficar, sempre voltará com belas memórias de um lugar especial e certamente com alguns novos amigos.
Veja esta matéria na íntegra na Edição #2 da REVISTA OVERLANDER ou Parte 1 aqui ou Parte 2 aqui ou o Vídeo aqui
Também confira nossas recomendações de lugares Onde Ficar e Comer >>>>