ACIMA DAS NUVENS – Cunha & Bocaina (Parte 2)

Veja esta matéria na íntegra na Edição #2 da REVISTA OVERLANDER ou Parte 1 aqui  ou Parte 3 aqui ou o Vídeo aqui

Também confira nossas recomendações de lugares Onde Ficar e Comer >>>>

Entre as três capitais: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, esta região pouco conhecida é um destino perfeito para um fim de emana, feriado ou uma estada prolongada. Se você gosta de paisagens de montanha, estradas de terra, lugares encantadores repletos de personagens e surpresas, este é o seu lugar!

008_acima_das_nuvens

PEDRA DA MACELA

Texto & Fotos: Robert Ager

No dia seguinte, independentemente do clima, seguimos com destino a Pedra da Macela, o ponto mais alto da região, com 1.840 metros e a fronteira entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Famosa por suas vistas deslumbrantes, dizem que em um dia bom e aberto você consegue ver toda a região em uma vista panorâmica de 360˚, avistando a Ilha Grande, Angra dos Reis, Paraty e o oceano a perder de vista. Infelizmente, o dia não estava nada bom, muito menos aberto. No entanto, sentimos aquela sensação mágica de estar no topo do mundo, olhando para baixo, em cima de um mar de nuvens e, de vez em quando, conseguíamos ver algumas coisas. Teremos que voltar em um dia limpo, mas valeu a pena!

009_Acima_ das_ Nuvens

PIT-STOP

A fim de eguer nossos espíritos, nada melhor que uma cerveja, ou duas. Mas não qualquer cerveja! Convenientemente localizada na mesma estrada da Pedra da Macela fia a Cervejaria Wolkenburg. Fizemos um pit-stop!

Fomos super bem recebidos pelos amigáveis proprietários, Heike e Thomas, e logo descobrimos que a cerveja produzida aqui segue as técnicas tradicionais da Bavária, além de respeitar as diretrizes rígidas da “Lei de Pureza Alemã de 1516”, permitindo o uso de apenas maltes, lúpulos e água. Na Wolkenburg, eles não adicionam produtos químicos, conservantes ou estabilizantes, oferecendo uma oportunidade única de beber uma cerveja como há séculos atrás! Obviamente, tivemos de experimentar todas, às vezes mais de uma vez! Para coroar uma grande tarde, descobrimos que o Thomas também é um overlander, e fomos conhecer seu motorhome recém-convertido.

009_acima_das_nuvens

Para terminar o dia, uma rápida visita ao encantador Lavandário, antes de seguir, um pouquinho mais perfumado, ao Café Capril para fazer um pequeno lanche e provar um queijo de cabra. Passamos nossa última noite na histórica Pousada dos Anjos com uma agradável mistura de natureza, cultura e arte, além dos anfitiões, que são simpaticíssimos.

012_acima_das_nuvens

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR

Antes de dizer adeus a Cunha, decidimos visitar o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha. Ótima decisão! Em contraste com o que costumamos esperar de muitos parques nacionais, tivemos o prazer de encontrar um centro de informações cercado por belos jardins e áreas de piquenique organizadas. Ainda mais surpreendente foi a recepção dos guarda-parques e os folhetos com mapas das diversas trilhas sinalizadas, variando de fácil a difícil. Realmente sentimos que eles queriam visitantes!

023_Acima_ das_ Nuvens

TRAVESSIA PARA BOCAINA

Uma viagem overland sempre fia melhor quando tem uma “travessia” passando por áreas remotas e algumas estradas de terra interessantes! A rota que escolhemos seguiu para cima, passando pelos esplêndidos Campos de Altitude, através da região de Campos Novos, chegando aos pontos mais altos da Serra da Bocaina. O cenário, como esperado, foi de tirar o fôlego, mas o que não era tão esperado e tampouco muito bem-vindo foi a chuva intensa, fazendo com que alguns trechos de estrada de terra fiassem muito lamacentos e até traiçoeiros.

Considerando que estávamos com pneus inadequados, o Range Rover se comportou muito bem e apesar de enfrentarmos alguns momento tensos e darmos umas “sambadinhas”, chegamos em segurança do outro lado, prontos para outra! O que faltou em tração mais que compensou em tecnologia. Que grande invenção o HDC – Hill Decent Control!

019_Acima_ das_ Nuvens

Chegamos à Pousada da Joaninha no momento certo. Fomos recebidos pelo carismático sr. Paulo, que nos convidou para um drinque e petiscos no bar, antes do jantar, com alguns de seus amigos da região. Um fial perfeito para um dia maravilhoso!

017_acima_das_nuvens

Veja esta matéria na íntegra na Edição #2 da REVISTA OVERLANDER ou Parte 1 aqui  ou Parte 3 aqui ou o Vídeo aqui

Também confira nossas recomendações de lugares Onde Ficar e Comer >>>>

Ediçao #6 Chegou

01d_SingleMag_500_sidebar_site

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

Conheça os Livros

01_Capa_500x385
01a_DayTrippers_SidebarAd
01_Capa_500-sidebar
02_CYD_APM_sidebar
03_CYD_BPT_Sidebar
Livro_standing_3D_shadow_sidebar
01a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
02a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
03a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
04a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385

Deixe uma resposta