Descobrindo o Brasil

Para cada edição da revista, sairemos para explorar uma região específica aqui no Brasil. Algum lugar especial que achamos perfeito para Overlanding. Nosso relatório completo, juntamente com fotos, mapas, rotas sugeridas e recomendações dos melhores lugares para visitar, ficar e comer, deve inspirar vocês a saírem e conhecerem mais deste maravilhoso país.

Veja também a seção Onde Ficar e Comer  >>>>

TERRA DOS CÂNIONS – Cambará do Sul

Veja esta matéria na íntegra na Edição #1 da REVISTA OVERLANDER & confira também nossas recomendações de lugares Onde Ficar e Comer >>>>

Serras encantadoras, com vistas espetaculares sobre cânions, que você nunca imaginou existir no Brasil. Florestas de araucárias, antigas formações rochosas e cachoeiras escondidas à espera de serem exploradas. Onde os animais ainda podem ser vistos, o clima vai determinar o seu dia e as estradas são apenas para você. Um paraíso para Overlanders!

Aqui está a parte final “Cambará do Sul e Praia Grande”. . .

017_TerradosCanions

CAMBARÁ DO SUL

As estradas de terra mais uma vez nos proporcionaram um dia incrível. Não é remoto quanto Santa Bárbara, mas é tão bonito quanto. Esta região também é famosa pela sua produção de maçã, e com tantos pés nos cercando, não resistimos e colhemos algumas. Seria indelicado de nossa parte não experimentar a produção local!

No caminho, achamos que estivemos no ponto mais alto de Rio Grande do Sul, Pico do Monte Negro, mas não temos certeza. A forte cerração nos impedia de ver o pico propriamente, mas a placa confirmava!

020_TerradosCanions copy

Após um longo dia ao volante, não há nada melhor que uma bela noite de sono. Acordamos prontos para explorar o Fortaleza, maior cânion da região. Situado no outro lado de Cambará, a uma hora de estrada asfaltada e mais uns 20 minutos por uma estrada de terra esburacada, se chega ao início da trilha. Um trekking de uns 30 minutos leva você até as melhores vistas.

Sentados na beirada, olhando para fora, percebemos o quão grande este lugar realmente é. Por mais incríveis que sejam as vistas, elas não foram o único destaque desta vez. Tampouco a deslumbrante Cachoeira do Tigre Preto no caminho de volta. Para nós, o momento mais marcante foi a família de graxains que brincavam ao lado de onde estacionamos o carro. Foi difícil deixá-los!

019a_TerradosCanions copy

A nossa última missão era conseguir uma vista aberta do Itaimbezinho, o cânion mais famoso e mais dramático da região! Chegando no final de tarde ao portão do parque, a notícia que recebemos não foi das melhores.

“Pontos de vista parciais, nuvens indo e vindo. Provavelmente melhor voltarem na parte da manhã.”

Resolvemos arriscar de qualquer maneira. A princípio, a notícia estava certa, pois fora a vista de uma cachoeira, tudo o que podíamos ver era névoa. Parecia mesmo que teríamos de voltar no outro dia. Porém, assim que estávamos pensando em ir embora, as nuvens se abriram e o sol apareceu, revelando uma imagem surreal de todo o cânion. Durou apenas alguns minutos, mas valeu a pena esperar.

016_TerradosCanions copy

PRAIA GRANDE

Passamos a última noite em Praia Grande, que apesar do nome não fica perto do mar. Situada no sopé da serra, é o melhor lugar para explorar o interior dos cânions. Apreciar o cânion de cima é uma coisa, mas visitar por baixo é outra sensação! A forma mais conhecida, e desafiadora, é fazer a caminhada de dia todo pelo Rio do Boi, adentrando o Cânion Itaimbezinho. No entanto, se você prefere algo mais leve, existem diversas opções de passeios mais tranquilos, visitando outros cânions da região.

Infelizmente, o nosso tempo estava acabando, mas ainda deu tempo de fazer uma parada no Restaurante Casa Nossa para encontrar com velhos amigos e saborear uma deliciosa comida caseira. Sentados à mesa conversando, não acreditávamos em quão rápido o tempo tinha passado. Esta região incrível realmente nos surpreendeu e, definitivamente, é um lugar que voltaremos. Além de ter muito ao qual fazer aqui, a sua localização é perfeita para combinar com vários outros destinos. As belas praias do sul, as encantadoras cidades de Gramado e Canela ou até mesmo, por que não, o Vale dos Vinhedos!

Não importa como resolva fazer, qualquer visita à Terra dos Cânions será uma aventura, cheia de novas descobertas e uma experiência que jamais esquecerá.

023_TerradosCanions

Veja Parte 1 sobre Urubici aqui >>>> e Parte 2 sobre a Travessia de Santa Barbara aqui >>>>

Ediçao #6 Chegou

01d_SingleMag_500_sidebar_site

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

Ediçao #6 Chegou

01d_SingleMag_500_sidebar_site

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

TERRA DOS CÂNIONS – Travessia de Santa Bárbara

Veja esta matéria na íntegra na Edição #1 da REVISTA OVERLANDER & confira também nossas recomendações de lugares Onde Ficar e Comer >>>>

Serras encantadoras, com vistas espetaculares sobre cânions, que você nunca imaginou existir no Brasil. Florestas de araucárias, antigas formações rochosas e cachoeiras escondidas à espera de serem exploradas. Onde os animais ainda podem ser vistos, o clima vai determinar o seu dia e as estradas são apenas para você. Um paraíso para Overlanders!

Aqui está a segunda parte “Travessia de Santa Bárbara”. . .

010_TerradosCanions copy

A TRAVESSIA DE SANTA BÁRBARA

Embora seja possível chegar a Bom Jardim da Serra por asfalto, tivemos outra ideia. Na aldeia de Vacas Gordas, saímos da estrada principal, optando pelo trajeto por terra, passando pelos Campos de Cima e atravessando o Parque Nacional São Joaquim. É realmente um lugar remoto, ao mesmo tempo belo e selvagem, onde os espaços abertos e intermináveis céus parecem pressioná-lo ao chão. Dirigimos ao longo dos mouros, seguindo rios, atravessando pontes e passando por florestas antigas de enormes araucárias.

012_TerradosCanions

Em um dia tranquilo, a maioria dos veículos transitaria sem problemas por aqui, mas cruzar com um 4×4, ou um carro mais alto, seria mais prudente, especialmente se chover. Escapamos por pouco, pois o céu estava preto, coberto de nuvens, e a chuva pode vir de repente. No inverno, você também precisa se  preparar para o frio, pois esta região registra regularmente algumas das temperaturas mais frias do país. Se tiver sorte, pode até ver neve!

011a_TerradosCanions

Chegamos à pequena cidade de Bom Jardim da Serra e seguimos para o mirante, na borda da Serra do Rio do Rastro. Esperávamos pegar o pôr do sol sobre a famosa estrada sinuosa. Mas nada! Infelizmente, estava totalmente coberto com uma densa neblina.

009_TerradosCanions

BOM JARDIM DA SERRA

Situada na borda da Serra, esta pequena cidade é perfeita para explorar o Rio do Rastro e todos os outros desfiladeiros ao redor. As opções são muitas, mas o que você faz provavelmente será ditado pelo clima, em particular, as nuvens! Às vezes, essa imprevisibilidade pode ser frustrante, mas por outro lado muito mais gratificante quando você finalmente consegue a vista perfeita.

013_TerradosCanions

Como a nossa primeira manhã estava relativamente aberta, decidimos conhecer o Cânion Laranjeiras. Chegando a uma pequena fazenda, saímos do carro e partimos para uma caminhada através da floresta até os mouros acima. Andando e conversando com a nossa simpática guia Miria, percorremos o que parecia ser um enorme campo. De repente, deparamos com uma formidável fenda na terra. Nós tínhamos chegado ao Laranjeiras!

015_TerradosCanions

Debruçados, à medida que ousávamos, olhamos para as profundezas do cânion. Simplesmente espetacular! Acompanhando a borda, um pouco mais à frente, tivemos vistas ainda mais impressionantes. Durante todo o percurso, seguimos maravilhados, até chegar a um local privilegiado, perfeito para um lanche. No dia certo, aqui você pode avistar alguns animais selvagens da região – graxaim, veado-do-campo, seriema, quati ou até mesmo o raro leão-baio. O mais próximo que chegamos, no entanto, foi sermos seguidos por uma barulhenta, mas linda gralhaazul e sermos recebidos por um pequeno rebanho de curicacas de volta à fazenda.

014a_TerradosCanions

Retornando à cidade, fomos para o mirante da Serra do Rio do Rastro, mas novamente vimos apenas nuvens e neblina! Contudo, no final do dia, enquanto caminhávamos após o jantar, olhamos para cima e vimos algumas estrelas – um sinal de que o céu estava limpo. Sem perder tempo, lá fomos nós, e desta vez foi recompensador, com uma bela vista da estrada iluminada à noite!

A manhã seguinte seria a nossa última chance, olhamos apreensivos para o céu. Aberto! Estávamos com sorte e sabendo como aqui o clima muda de uma hora para outra, saímos correndo para o mirante e finalmente apreciamos a vista clássica da estrada que serpenteia o seu caminho descendo a Serra do Rio do Rastro! Aproveitando o bom tempo, visitamos o Cânion da Ronda, que fica bem próximo, antes de nos despedir de Bom Jardim da Serra e seguir sentido São José dos Ausentes e Cambará do Sul.

017_TerradosCanions

Veja Parte 1 sobre Urubici aqui >>>>

Ediçao #6 Chegou

01d_SingleMag_500_sidebar_site

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

Ediçao #6 Chegou

01d_SingleMag_500_sidebar_site

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

SEGREDOS DA CANASTRA – Mar de Minas

Veja esta matéria na integra na Edição #5 da REVISTA OVERLANDER

“A menos de 100 km de distância, por uma excelente estrada asfaltada, o nosso destino seguinte e muito diferente nos esperava. O Lago de Furnas, ou como é mais popularmente conhecido: o Mar de Minas.”

003_Mar_de_Minas

“Para nós, seria uma chance de relaxar um pouco e trocar a poeira das trilhas por alguns dias na água, explorando seus famosos cânions e piscinas naturais.”

001_Mar_de_Minas

“Caso não tenha tempo de visitar a Canastra e a Babilônia, mesmo assim há várias opções interessantes para conhecer a serra. Uma das atrações que visitamos foi a Trilha do Sol, onde uma série de trilhas levam você a vários cânions escondidos e cachoeiras. No dia seguinte, além de apreciar os cânions de cima, do mirante, e visitar a própria barragem, fomos conhecer outra trilha e as belas piscinas e cachoeiras do Paraíso Perdido.”

004_Mar_de_Minas

“No entanto, o destaque, para nós, foi a Lagoa da Pedreira, um belo lago turquesa em uma mina abandonada, local perfeito para um piquenique e um refrescante mergulho ou simplesmente para relaxar e curtir.”

006_Mar_de_Minas

Ediçao #5 Chegou

01c_SingleMag_Ed5_500

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

Conheça os Livros

01a_DayTrippers_SidebarAd
01_Capa_500-sidebar
02_CYD_APM_sidebar
03_CYD_BPT_Sidebar
Livro_standing_3D_shadow_sidebar

Ediçao #5 Chegou

01c_SingleMag_Ed5_500

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Veja esta matéria na integra na Edição #5 da REVISTA OVERLANDER

SEGREDOS DA CANASTRA – O Queijo

Veja esta matéria na integra na Edição #5 da REVISTA OVERLANDER

Amarelo e ligeiramente amargo no sabor, é feito a partir do leite de vaca cru não pasteurizado e, dependendo do tempo de maturação, pode variar bastante, sendo relativamente suave, semiduro ou até mesmo um queijo duro. Os queijos mais maturados se assemelham a um Parmesão ou Grana Padano — são uma delícia!”

002_Queijo_Canastra

“Desde a época dos portugueses, tem sido tradicionalmente feito em quantidades limitadas em pequenas fazendas, com os habitantes locais acreditando que seu gosto especial é devido ao tipo de grama que só se encontra aqui na Canastra.”

001_Queijo_Canastra copy

“Embora a maioria dos queijos ainda seja produzida dessa maneira, algumas fazendas maiores e mais modernas, com uma abordagem mais científia, estão começando a aparecer. Visitamos e experimentamos um pouco dos dois mundos. Nada melhor do que começar visitando o sr. Zé Mario, um dos produtores de queijos mais famosos e tradicionais da região.”

003_Queijo_Canastra

“Em seguida, fomos conhecer a Roça da Cidade, uma experiência bem diferente, mas igualmente gratifiante. Aqui, a fabricação de queijo é uma ciência com todas as ideias e tecnologias mais recentes sendo aproveitadas.”

004_Queijo_Canastra

“Independentemente da abordagem e do processo, uma coisa é óbvia: há uma verdadeira paixão pelo queijo nesta região. Não só é um produto excelente, mas parece que, fialmente, também está sendo reconhecido em nível nacional  e internacional!”

Veja esta matéria na integra na Edição #5 da REVISTA OVERLANDER

Ediçao #5 Chegou

01c_SingleMag_Ed5_500

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

Conheça os Livros

01a_DayTrippers_SidebarAd
01_Capa_500-sidebar
02_CYD_APM_sidebar
03_CYD_BPT_Sidebar
Livro_standing_3D_shadow_sidebar

Ediçao #5 Chegou

01c_SingleMag_Ed5_500

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

SEGREDOS DA CANASTRA – Safári na Serra

“Terminamos com uma visita à Cachoeira do Rolinho, onde tivemos que pegar uma das trilhas mais estreitas com alguns trechos ruins. Poucas pessoas vêm até aqui, então a vantagem é que a chance de ver alguns dos famosos animais selvagens da região é maior.”

01_Safari_Canastra

“Com o sol quase baixo, a Grace de repente gritou:— Olha lá, é um… lobo-guará!”

02_Safari_Canastra

“Eu imediatamente pulei do carro e tentei segui-lo, chegando o mais perto que ousei. Pode ser uma bela e elegante criatura, mas um lobo ainda é um lobo! Eu mantive minha respeitável distância. Depois de alguns minutos, que para nós pareceram horas, ele fialmente desapareceu no horizonte.Um momento verdadeiramente mágico e definitiamente valeu a pena aqueles anos todos esperando.”

03_Safari_Canastra

Veja esta matéria na integra na Edição #5 da REVISTA OVERLANDER

Ediçao #5 Chegou

01c_SingleMag_Ed5_500

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

SEGREDOS DA CANASTRA – Tem muito a oferecer!

Adotando os resultados de nossa recente pesquisa e o desejo do nosso leitor por mais histórias próximo de casa, começamos com uma aventura pela Canastra.

001_Canastra

Siga as façanhas da Equipe Overlander à medida que exploramos essa região maravilhosa, cheia de serras surpreendentes, cachoeiras espetaculares e o único Mar de Minas.

006_Canastra

“Ao final do nosso primeiro dia, sentados no Morro do Carvão, observando o sol se pôr na Serra da Canastra, percebemos o quão pouco ainda conhecíamos esse lugar maravilhoso. A Canastra tem muito a oferecer!

006_Canastra

Veja esta matéria na integra na Edição #5 da REVISTA OVERLANDER

Ediçao #5 Chegou

01c_SingleMag_Ed5_500

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

Conheça os Livros

01a_DayTrippers_SidebarAd
01_Capa_500-sidebar
02_CYD_APM_sidebar
03_CYD_BPT_Sidebar
Livro_standing_3D_shadow_sidebar

TRILHAS E PRAIAS – Serra do Mar e Ilhabela

Para a seção Descobrindo o Brasil da Edição #4 da Overlander, combinamos uma travessia pouco conhecida com algumas praias paradisíacas.

017_Ilhabela

Nada melhor que a Ilhabela como destino, especialmente escolhendo um trajeto diferente, passando por uma estrada de terra que serpenteia o caminho serra abaixo.

010_Ilhabela

Na ilha em si, o que não falta são belas praias, sendo Castelhanos uma das melhores, acessível apenas com 4×4 pela famosa, e às vezes desafiadora, trilha pelo Parque Estadual. 

013_Ilhabela

Incluímos também diversas atividades tais como vela, stand-up e um passeio tranquilo pela pitoresca vila histórica. Tudo isso com a nova Mitsubishi L200 Triton em um maravilhoso hotel que garantiu uma viagem perfeita.

021_Ilhabela

Confira também nossas recomendações de lugares Onde Ficar e Comer >>

Veja esta matéria na integra na Edição #4 da REVISTA OVERLANDER

Ediçao #5 Chegou

01c_SingleMag_Ed5_500

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

Conheça os Livros

01a_DayTrippers_SidebarAd
01_Capa_500-sidebar
02_CYD_APM_sidebar
03_CYD_BPT_Sidebar
Livro_standing_3D_shadow_sidebar

Ediçao #5 Chegou

01c_SingleMag_Ed5_500

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

Conheça os Livros

01a_DayTrippers_SidebarAd
01_Capa_500-sidebar
02_CYD_APM_sidebar
03_CYD_BPT_Sidebar
Livro_standing_3D_shadow_sidebar

O MUNDO SUBTERRÃNEO – Alto da Ribeira (PETAR)

Entrada do Morro PretoPara a terceira edição da revista, fomos ao PETAR, cinco dias incríveis no coração da Mata Atlântica explorando uma das maiores redes de cavernas do mundo.

Como sempre, tentamos fazer o máximo possível! Exploramos as cavernas de Santana, Morro Preto e Couto no primeiro dia, e no dia seguinte saímos cedinho para um travessia emocionante até o Núcleo Caboclos onde fizemos uma boa caminhada até a impressionante Caverna Temimina. Ainda tivemos o último dia para percorrer uma trilha por dentre o rio no Vale das Ostras até a Cachoeira do Meu Deus com 80 metros.

Para ver a matéria completa, reserve seu exemplar da revista aqui

Confira também nossas recomendações de lugares Onde Ficar e Comer >>>>

ACIMA DAS NUVENS – Cunha & Serra da Bocaina

001_AcimadasNuvens

Entre as três capitais: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, esta região pouco conhecida é um destino perfeito para um fim de semana, feriado ou uma estada prolongada.

Se você gosta de paisagens de montanha, estradas de terra, lugares encantadores repletos de personagens e surpresas, este é o seu lugar!

Uma jornada maravilhosa pelas Serras do Mar e Bocaina, começando em Cunha e terminando na cidade de São José do Barreiro, explorando os lindos Campos de Altitude.

Para ver a matéria completa, reserve seu exemplar da revista aqui

Confira também nossas recomendações de lugares Onde Ficar e Comer >>>>

TERRA DOS CÂNIONS – Urubici

Veja esta matéria na íntegra na Edição #1 da REVISTA OVERLANDER & confira também nossas recomendações de lugares Onde Ficar e Comer >>>>

Serras encantadoras, com vistas espetaculares sobre cânions, que você nunca imaginou existir no Brasil. Florestas de araucárias, antigas formações rochosas e cachoeiras escondidas à espera de serem exploradas. Onde os animais ainda podem ser vistos, o clima vai determinar o seu dia e as estradas são apenas para você. Um paraíso para Overlanders!

Aqui está a primeira parte “Urubici”. . .

001_Terra-dos-Cânions

URUBICI

Seja qual for o caminho que escolher, para chegar ou sair de Urubici, você não se decepciona. Um ótimo lugar para começar uma aventura.

O primeiro dia começou cedo com a visita ao Morro da Igreja – o cartão-postal da região. Fica a poucos quilômetros da cidade, seguindo por uma estradinha pitoresca até chegar ao topo. Saindo do carro, na estação meteorológica, não entendemos muito bem o porquê de toda a fama. Mas alguns passos depois, na borda de um imponente penhasco, olhando para baixo e avistando a Pedra Furada e os intermináveis vales, sabíamos que tínhamos chegado ao lugar certo.

A vista por si só é suficiente para justificar a subida, mas o que poucas pessoas abem é que existem outros tesouros escondidos a serem descobertos ao longo do caminho. A poucos quilômetros do topo, na mesma estrada, encontramos a cachoeira Véu da Noiva – uma linda cortina de água caindo em uma bela piscina abaixo. Um lugar perfeito para sentar e relaxar. Mas o nosso lugar favorito estava nos esperando um pouco mais abaixo – o Vale dos Sonhos. Resguardado da estrada, este encantador chalé, projetado, construído e decorado por nosso anfitrião, o Clé, é provavelmente um dos lugares mais charmosos que você conhecerá. Mesclado perfeitamente com a paisagem do vale ao redor, seus próprios belos jardins e os diversos quitutes caseiros, é parada obrigatória. Só vendo para acreditar, e sentir sua energia.

003_Terra-dos-Cânions

No entanto, se você estiver procurando um pouco mais de emoção, é só descer até a pista principal, virar à direita e seguir para a Serra do Corvo Branco. Começando como uma estrada enganosamente boa, ela segue um caminho tranquilo até entrar em um desfiladeiro sinistro e escuro. De repente, mergulha para fora da borda em uma série de curvas inacreditáveis, em ziguezague, que uase enganam a gravidade. Definitivamente não é para os fracos. Nós mal odíamos esperar!

Nossa única preocupação foi que a estrada estava em obras e corríamos o risco de ela estar fechada. Na cidade, ninguém parecia saber ao certo se estava aberta ou não. Decidimos descobrir por nós mesmos e, apesar de enfrentar poucos quilômetros de lama e alguns impasses com tratores e caminhões basculantes, superamos. Não decepcionou, inclusive superou as expectativas e a intimidante reputação. Mas há uma grande placa avisando que se seguir, o risco é totalmente seu!

002_Terra-dos-Cânions

Na manhã seguinte, fomos ao Morro do Campestre onde, após uma curta caminhada, chegamos ao topo da rocha, e lá fizemos um piquenique curtindo uma vista maravilhosa.

Nosso último destino, ao sair da cidade, foi a Cascata do Avencal. Sem conseguir avistar nada da estrada principal, a surpresa ao ver os 100 etros de queda d’água até o vale abaixo, é urpreendente! Ainda melhor, descobrimos uma tirolesa, instalada recentemente, passando por cima da cachoeira! Uma ótima despedida de Urubici.

001_Terra-dos-Cânions copy

Ediçao #6 Chegou

01d_SingleMag_500_sidebar_site

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

8 thoughts on “Descobrindo o Brasil – Old

Deixe uma resposta