ESTRADA PARA O MUNDO – Receita Mais Econômica para Conquistar Machu Picchu

Veja mais posts do ESTRADA PARA O MUNDO >>>>

011_MachuPichuBom, 2 Coisas São Certas:

1. Machu Picchu é um dos maiores tesouros da América do Sul.
2. Visitá-lo está ficando cada vez mais $$$.

Está viajando de carro e quer visitar Machu Picchu? Chegue mais.

Bom, já havíamos visitado Machu Picchu, eu (Claudia) de trem em 2015 e o Eder de van em 2010 (algo que ele considerarava uma das piores estradas da vida dele), mas vamos pra 2016 eeeeee… com final feliz.

Antes de ir de carro à Machu Picchu, você deve saber que não é possível chegar em Machu Picchu de carro #OraPois.

De carro seu “destino final” será a Hidroelétrica. Tínhamos muitas dúvidas sobre as condições das estradas, onde dormir, onde estacionar o carro e muito mais, porem tínhamos uma certeza, a primeira é que não podíamos pagar o convencional (ao todo são USD 223 por pessoa – USD 106 dos trens, USD 10 Cusco/Ollataytambo ida e volta + 24.00 do ônibus + 62.00 da entrada de Machu Picchu + 21.00 valle sagrado ), a segunda é que tampouco colocaríamos os pés dentro daquelas vans, quais os motoristas conduzem como pilotos de fuga. Além disso queríamos explorar o Valle Sacrado “despacio”.

Bom, então vamos lá.

013_MachuPichuQuanto Tempo Preciso Calcular para o Caminho?

Nossa resposta: de 7 horas a 7 dias, ou que seu tempo permitir.

O caminho em si não é longo, são 244km desde o centro de Cusco até a Hidroelétrica, mas não se engane, o caminho é tão bonito quanto tardio. Saindo de Cusco, você pode optar em ir via Pisac ou Chinchero, indicamos ir pelo primeiro e voltar pelo segundo.

De Cusco à Pisac são 32km super tranquilo, alias, as terças, quintas e domingos, Pisac tem uma mega feira de artesanato, com preços até 30% mais baratos que Cusco, além de muito mais variedade. Além disso, tem seu sítio arqueológico. De Cusco a Pisac não vimos postos de combustível, mas na saída dali há três.

A uma hora de Pisac está Urubamba, onde você poderá desviar para a esquerda e conhecer os sitio arqueológicos de Maras Moray e Salineras. DICA: Assim que entrar a esquerda e passar por uns 20 minutos de zigzag, simplesmente pare o carro e olhe para traz.

012_MachuPichuBom, depois de uns 10km encontrará a saída para Maras Moray e 12km depois, o sitio arqueológico de fato. A estrada ai já é de terra, mas em bom estado. Saindo de Maras, em 17km chega-se as Salineras, outra maravilha, pra quem não conhece é um prato cheio.

Bom, dai indicamos a prosseguir em direção a Ollantaytambo. No iOverlander você terá opções de hospedagens, desde um estacionamento a 10 soles, até hotéis salgados. No outro dia poderá aproveitar o povoado e conhecer seu também interessante sitio arqueológico, com o imenso Templo del Sol. Bom ai vai outra dica, nos Realmente não indicamos sair de Ollantaytambo depois do meio dia, primeiro porque chegará a noite em Aguas Calientes e segundo e mais preocupante, porque precisara dividir a estrada com as vans, e são muitas, muitas mesmos.

Partimos as 8h da manhã de Ollantaytambo, numa linda estrada, porem sinuosa. A estrada até Santa Maria realmente é muito boa, as únicas questões são, que você subirá ate 4.365 mt de altitude e a partir dai é só descida, pois Santa Maria está a 1.200mt de altitude.  A segunda é que na temporada de chuva a estrada fica mais complicada, pelos constantes cortes d`agua que descem pela montanha.

014_MachuPichuChegando em Santa Maria, tome a esquerda, onde começa a estrada de terra, no começo sem muitos problemas, mas mesmo assim, bem estreita. Alguns km depois, a estrada que já não é la essas coisas, piora, um interminável precipício corta de ponta a ponta, locais que só passam um carro… de repente, um dos taxis a velocidades de ultra-sônicas, além das vans kamikazes. Então atenção triplicada e uma dose de buzinas, são aproximadamente 1h30, mas que parecem 5 dias úteis.

Dai chega-se a Santa Teresa e logo depois a hidroelétrica, ai maravilha, pois, a única coisa que você vai querer é parar de dirigir. A 100mt antes do controle existe uma ponte, atravesse, tome a esquerda e a 200mt verá um estacionamento, apesar de não parecer é seguro, pagamos 10 soles por noite e voltando o carro estava exatamente como deixamos.

Ai é hora de trocar o carro pela caminhada, pela conhecida e interessante trilha da Hidroelétrica à Aguas Calientes, são 9km de caminhada, o que leva 2,5 horas em terreno plano. Pronto, chegando a Aguas Calientes você terá toda a estrutura que necessita, ou ainda mais. Dai são mais 8km a Machu Picchu, que se faz caminhando ou de ônibus (USD 12).

Levamos 5 dias para todo o trajeto, mas certamente poderíamos levar mais.

Uma dica, a 10 minutos de Santa Teresa existem as termas de Cocalmayo, não fomos, mas todos que perguntamos nos disseram que é bem interessante.

020_MachuPichu.jpegA Entrada de Machu Picchu

NÃO compre através do site: www.machupicchu.com porque custa 62 dólares, sendo que você pode economizar 23 dólares comprando diretamente no MINISTÉRIO DE CULTURA, que está no centro de Cusco, Plaza San Francisco. Só perguntar.

Para subir você tem duas opções:
1. Pegar o ônibus (ida e volta 24 USD) que é confortável e rápido, mas caríssimo, pois são só 8km.
2. Subir caminhando, o que é obviamente mais econômico, mas bem mais cansativo. A caminhada só ida, dura entre 2 e 3 horas, se quiser chegar em Machu Picchu as 7h da manhã, recomendamos sair as 4h – 4h30 de Aguas Calientes.

Bom, ao Final, Gastamos:
Combustível: USD 41 (USD 20.50 por pessoa).
Hospedagem: USD 8 por pessoa.
Entradas: USD 39 por pessoa para Machu Picchu + USD 21 para as entradas do valle sagrado.
Estacionamento: USD 6.

Num total de USD 94.50 por pessoa. Somente 57% menos.

Economizamos grana mas não aventura! Valeeeeeu!

Sobre ESTRADA PARA O MUNDO – Claudia e Ederson
Pilotado pela alemã Claudia Schweizer e o brasileiro Ederson Sarmento, o projeto prevê além de um roteiro global anti-horário, a possibilidade de embarque de caronas para participação em pequenos roteiros durante a viagem. Apaixonados por cultura, esportes e culinária, o casal rodará numa Land Rover Defender, adaptada para as funções de casa, cozinha e sala de visita à amigos e viajantes.
  estradaparaomundo.com.br/        /estradaparaomundo      /estradaparaomundo/    /estradaparaomundo

Deixe uma resposta