EXPEDIÇÃO SERRA GERAL – Overlander na Estrada com Gaia (Parte 2)

Texto & Fotos: Robert Ager

Veja mais posts da GAIA EXPEDIÇÕES  >>>>

Nossa última aventura na estrada com a Gaia Expedições foi para uma região que eu amo e um dos melhores lugares para fazer overlanding no país: a Serra Geral! Um roteiro bem ousado, atravessando a serra pelos lindos Campos de Cima para explorar os mais espetaculares cânions do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

079_Gaia_Serra_Geral copy

Travessia pelos Campos de Cima

Deixando a linda Fazenda Monte Negro para trás, o comboio pegou estradas de terra para fazer a travessia até Bom Jardim, tudo pelos Campos de Cima.

072_Gaia_Serra_Geral copy

Começamos ainda no Rio Grande do Sul, mas só até a ponte sobre o Rio Pelotas, que marca a divisa com o nosso próximo estado, Santa Catarina!

070_Gaia_Serra_Geral copy

Chegando na cidade, a primeira coisa a fazer foi abastecer os tanques. Como sempre chamando atenção no posto!

074_Gaia_Serra_Geral copy

Bom Jardim da Serra

Com a tarde livre, formos direto para o mirante da famosa Serra do Rio do Rastro, mas infelizmente estava totalmente fechado, só nuvens! Mas, depois de um cafezinho, abriu um pouco!

075_Gaia_Serra_Geral copy

Tivemos 30 minutos para tirar algumas fotos e descer até os outros mirantes. Aqui é preciso aproveitar qualquer abertura, você nunca sabe se vai melhorar ou piorar no dia seguinte!

076_Gaia_Serra_Geral copy

Dessa vez deu certo e conseguimos fazer algumas imagens, antes de ir descansar na pousada.

077_Gaia_Serra_Geral copy

Na manhã seguinte, estava ainda mais aberta . . .  obviamente fomos fazer mais fotos!

080_Gaia_Serra_Geral copy

Nosso primeiro destino de hoje foi o Cânion da Ronda, perto da pousada e antes da serra.

081_Gaia_Serra_Geral copy

Uma pequena caminhada até os mirantes . . .

082_Gaia_Serra_Geral copy

A vista, atrás do Rio do Rastro.

085_Gaia_Serra_Geral copy

Mais uma estrada de terra para pegar um outro ângulo, além de ver o grande Parque Eólico.

084_Gaia_Serra_Geral copy

Voltamos para a cidade para encher a pança na bela Churrascaria Cascata ao lado da Cachoeira da Barrinha, antes de pegar a estrada para uma das melhores vinícolas da região.

088_Gaia_Serra_Geral copy

Villa Francioni

Villa Francioni é a primeira vinícola de altitude de São Joaquim e hoje produz alguns dos melhores vinhos da cidade.

089_Gaia_Serra_Geral copy

Vinícolas geralmente são bonitas e dirigir entre vinhedos é sempre uma delícia. Mas esta vinícola é algo espetacular!

090_Gaia_Serra_Geral copy

O idealizador, Dillôr Freitas, conseguiu realizar o sonho não só de produzir vinho, mas também de construir uma das vinícolas mais lindas do país.

092_Gaia_Serra_Geral copy

Um tour é obrigatório para entender ou relembrar o processo e a arte de produzir um bom vinho.

096_Gaia_Serra_Geral copy

Lógico que a visita tem que terminar com uma degustação. Aqui, as especialidades são os “blends”, ou seja, misturas de várias uvas, todas cultivadas in loco.

098_Gaia_Serra_Geral copy

Os vinhos realmente são muito bons e já ganharam vários prêmios. Sem pensar duas vezes, levamos vários para saborear em casa ou tomar na pousada mais tarde!

099_Gaia_Serra_Geral copy

Laranjeiras

Para o nosso último dia, mais um cânion e provavelmente a caminhada mais desafiadora até agora, o Cânion Laranjeiras.

105_Gaia_Serra_Geral copy

Saindo do outra lado da cidade, em direção à travessia de Santa Barbara, a estrada foi espetacular – como toda a viagem, cheia de imponentes araucárias.

100_Gaia_Serra_Geral copy

Estacionamos os carros em uma pequena fazenda, fizemos uma trilha por dentre um bosque, sempre subindo, até o cânion. A subida foi maior do que eu lembrava . . .

102_Gaia_Serra_Geral copy

Porém, o esforço, com certeza valeu a pena e tivemos vistas sensacionais no final.

108_Gaia_Serra_Geral copy

A maioria do grupo concordou que estávamos fechando a viagem com chave de ouro.

109_Gaia_Serra_Geral copy

Difícil ir embora . . .

113_Gaia_Serra_Geral copy

Mas, ainda na pousada, tivemos nosso tradicional e delicioso, jantar de despedida!

114_Gaia_Serra_Geral copy

Mais uma vez, terminamos uma aventura em um lugar muito bonito e pouco conhecido, sentindo na pele a força da natureza e a importância do clima. E como sempre, começou como um grupo de desconhecidos que logo virou uma grande família de amigos. Valeu galera e até a próxima . . .

Sobre GAIA EXPEDIÇÕES
GAIA Expedições é uma empresa especializada em grandes viagens off-road em meio aos mais variados tipos de ecossistemas.
  www.gaiaexpedicoes.com

02a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
03a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
04a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385

One thought on “EXPEDIÇÃO SERRA GERAL – Overlander na Estrada com Gaia (Parte 2)