EXPEDIÇÃO SERTÕES – Overlander na Estrada com Gaia (Parte 2)

Texto & Fotos: Robert Ager

Veja mais posts da GAIA EXPEDIÇÕES  >>>>

NOSSO GRUPO

Esse ano, com o intuito de divulgar mais o lado turístico, o Sertões organizou três Expedições. Uma de moto e duas de carro. Dos carros, uma foi a Expedição Aventura, onde os participantes pernoitavam acampando, e a outra foi a Expedição Turismo, da qual fizemos parte, onde ficamos hospedados em pousadas/hotéis. A proposta de todas era de acompanhar o rally passando por roteiros alternativos, com bastante off road e com acessos VIPs a vários pontos de passagem da corrida.

000_Gaia_Sertoes

Nosso grupo contou com 14 carros e, como sempre, uma variedade de 4x4s com uma grande mistura de marcas, modelos, personagens e grandes figuras! Com certeza, foi um enorme desafio manter o comboio junto, nas velocidades adequadas passando por vários terrenos e conseguindo acompanhar o Sertões com diversão e responsabilidade!

023_Gaia_Sertoes

SAINDO DE CAMPO GRANDE

Depois de muita emoção com o Prólogo e Super Prime, estava tudo pronto para deixarmos a cidade da largada para trás. Nessa primeira etapa, até a cidade de Costa Rica, encontraríamos os competidores em vários pontos da competição

002_Gaia_Sertoes

Para os competidores, o Rally é basicamente dividido em duas partes: a especial e o deslocamento. No deslocamento, eles percorrem por estradas públicas e devem respeitar as regras e velocidades controladas. Nas especiais, que é a competição propriamente, passando sempre por terrenos desafiadores dentre fazendas, onde a velocidade é livre, chega-se em médias de até 160km/h em alguns trechos. Pura adrenalina!

012_Gaia_Sertoes

Obviamente, os melhores trechos para assistir são as especiais e nessa primeira etapa tivemos duas oportunidades com emoção garantida, especialmente em uma das paradas que havia um salto!

011_Gaia_Sertoes

O rally segue uma ordem, de categorias – as motos saem primeiro, depois os UTVs e finalmente os carros. Além disso, tem os participantes fazendo o rally de regularidade que segue outro roteiro, porém igualmente desafiador.

008_Gaia_Sertoes

Nas paradas, depende muito do timing para saber o que veremos. Não é possível ficar nos pontos para assistir todo mundo passar, pois depois não haveria nada para ver na parada seguinte. Nossa sorte foi que nesse dia vimos um pouco de tudo passar . . . as motos, os UTVs e os carros.

005_Gaia_Sertoes

Uma das grandes vantagens era que nesses pontos, apenas nós tínhamos autorização para estar lá, além da organização é claro. Ficar assim perto da corrida, com segurança, não é possível para o público geral. Nossa expedição também tinha um cronograma acirrado e nossa próxima parada foi Chapadão do Céu, perto da cidade de Costa Rica, onde a Vila Sertões foi instalada. E foi nesse ritmo que seguimos o Sertões, pernoitando nas cidades anfitriãs, ou bem próximo delas, vivenciando essa grande experiência juntos.

003_Gaia_Sertoes

Antes de ir para a pousada, tivemos um tempinho para visitar o Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, que em termos de infraestrutura e manutenção é um dos melhores parques que eu já vi.

014_Gaia_Sertoes

Um parque de ecoturismo e aventura, que proporciona rafting, rapel, tirolesa, arvorismo e trilhas. Além disso, conta com uma bela piscina para tomar um delicioso banho e também oferece áreas cobertas e churrasqueiras. Mas o melhor de tudo, sem dúvida, é o espetacular Salto Majestoso.

016_Gaia_Sertoes

O CERRADÃO

O segundo dia na estrada foi diferente de todos os dias da expedição, dedicado somente para o turismo. Esse foi o único dia que não cruzamos, ou vimos, o rally. Visitamos o Parque Nacional das Emas.

019_Gaia_Sertoes

Um dos últimos pedaços do maior bioma do país, o cerrado, o P.N. das Emas é um oásis de natureza cercado por milho ou soja!

031_Gaia_Sertoes

Lugar perfeito para entender como o resto da região era antes e uma oportunidade para explorar e descobrir a fauna e flora da savana brasileira.

DSC_0321_tonemapped copy

Em comboio, atravessamos o parque todo, parando para fazer uma pequena trilha no Rio Formoso, observar os animais e obviamente tirar algumas fotos.

026_Gaia_Sertoes

Dessa vez, devido ao horário e o fato de estarmos em um grupo grande, vimos poucos animais, mas eles estavam por ali. Finalmente, achamos uma bela família de veados campeiros.

DSC_0283_tonemapped copy

No final do dia, pegamos a estrada até a nossa próxima parada – Barra do Garças.

036_Gaia_Sertoes

ATÉ SÃO MIGUEL

Esta etapa contou com um dia longo de deslocamento para alcançar o rally novamente.

039_Gaia_Sertoes

Nos encontramos na chegada da Vila Sertões em São Miguel do Araguaia, com portal e muita alegria, e os competidores completando o último trecho do dia e comemorando bastante.

043_Gaia_Sertoes

É impressionante a minicidade que é montada a cada etapa, chamada carinhosamente de Vila Sertões!

046_Gaia_Sertoes

Para terminar o nosso dia, ficamos hospedados em Luiz Alves, em frente ao Rio Araguaia.

048_Gaia_Sertoes

No outro dia, seguimos rumo ao desafiador Jalapão!

Sobre GAIA EXPEDIÇÕES
GAIA Expedições é uma empresa especializada em grandes viagens off-road em meio aos mais variados tipos de ecossistemas.
  www.gaiaexpedicoes.com
   /gaiaexpedicoes

Ediçao #7 Chegou

01a_SingleMag

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

10b_New_all_Items_blue_sidebar

Conheça os Livros

01_Capa_500x385
01a_DayTrippers_SidebarAd
01_Capa_500-sidebar
02_CYD_APM_sidebar
03_CYD_BPT_Sidebar
Livro_standing_3D_shadow_sidebar
01a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
02a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
03a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
04a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385

Deixe uma resposta