EXPEDIÇÃO SERTÕES – Overlander na Estrada com Gaia (Parte 3)

Texto & Fotos: Robert Ager

Veja mais posts da GAIA EXPEDIÇÕES  >>>>

A terceira e última parte da nossa expedição, até o final do Rally, prometeu muita aventura. No caminho a seguir, estava o desafiador e imponente Jalapão e em seguida o espetáculo dos Cânions do Viana, no Piauí.

033_Gaia_Sertoes

Mas antes de chegar na cidade de Porto Nacional, nossa entrada ao Jalapão, tivemos um dia de estrada com mais algumas paradas especiais para ver o Sertões passar.

002_Gaia_Sertoes

Dessa vez, dois lugares lindos para assistir os UTVs e os carros passarem em alta velocidade!

004_Gaia_Sertoes

JALAPÃO

Uma lenda brasileira para qualquer overlander ou aventureiro e o mais desafiador para todos os competidores. De um lado é bonito, mágico e cheio de atrações naturais. Do outro, é duro, remoto e cheio de obstáculos.

013_Gaia_Sertoes

Saindo de Porto Nacional, pegamos um roteiro pouco conhecido que passa bem no meio do deserto.

012_Gaia_Sertoes

Andamos tranquilamente em comboio, parando de vez em quando para apreciar um pouco deste incrível lugar.

010_Gaia_Sertoes

Aqui tem bastante areão! Em geral tudo estava indo bem, devagar, mas sem problemas. Porém, as motos sofreram muito e para os pilotos foi bem mais cansativo. Em alguns pontos, ajudamos vários deles.

009_Gaia_Sertoes

Mas, passar o Jalapão sem atolar é sem graça, então . . .

014_Gaia_Sertoes

Com um belo trabalho em equipe e todo mundo ajudando, saiu! Até que foi divertido!

011_Gaia_Sertoes

Depois de toda essa emoção, um piquenique embaixo dos eucaliptos. Que calor!

015_Gaia_Sertoes

Cruzamos o Rally de novo, na ponte do Rio Sono, perto da Vila de São Felix. Dessa vez, não foi possível ir à Vila Sertões, porque essa etapa foi a maratona, quando os competidores não podem ter ajuda de ninguém e ficam isolados no parque fechado, sem equipe de apoio nem nada. Um “passeio no parque” o Sertões certamente não é!

019_Gaia_Sertoes

Parada obrigatória para tirar uma foto em frente a Serra da Catedral.

021_Gaia_Sertoes

Trecho final com muita “costela de vaca” e alguns córregos para cruzar. Mas chegamos na cidade de Mateiros intactos!

022_Gaia_Sertoes

O dia seguinte foi bem mais relaxado, um dia de deslocamento com trechos bem legais off road no começo, passando a Pedra da Baliza, onde três estados se encontram.

024_Gaia_Sertoes

Terminamos o dia em Cristino Castro, para descansar bem, porque o dia seguinte começaria bem cedo.

026_Gaia_Sertoes

OS CÂNIONS

Saímos da pousada às 4h00! Era necessário chegar nos Cânions antes dos competidores para não atrapalhar a passagem do Rally. Entramos nos Cânions com pouquíssima luz, mas foi um momento mágico, e parecia estarmos sós.

027_Gaia_Sertoes

O plano era montar um acampamento próximo a trilha e ficar assistindo o Rally passar de “camarote”. Essa foi a única vez que vimos o Rally todo passar . . . motos, UTVs e carros. Foi demais!

041_Gaia_Sertoes

Após estarmos instalados, esperamos um pouco até os competidores chegarem aos cânions.

043_Gaia_Sertoes

Seguindo a ordem de sempre, as motos chegaram primeiro . . .

033_Gaia_Sertoes

Depois os UTVs . . .

045_Gaia_Sertoes

E finalmente os carros . . .

047_Gaia_Sertoes

O lugar é espetacular, um raro privilégio poder assistir um Rally em uma região tão linda!

037_Gaia_Sertoes

Estava bem quente, mas mesmo assim estávamos bem animados curtindo o momento.

042_Gaia_Sertoes

Quando o último carro passou, exploramos um pouco o cânion, antes de voltar para a estrada. Depois de tudo isso ainda rodamos mais de 500 km até nosso próximo destino. O Sertões não espera ninguém!

049_Gaia_Sertoes

A CHEGADA

Para garantir nossa presença na chegada em Aquiraz (CE), acordamos bem cedo novamente. Todo mundo estava sentindo o cansaço, mas a empolgação era maior.

Conseguimos! Terminamos o Sertões!

052_Gaia_Sertoes

Com direito a subir no pódio e receber medalha, nos demos conta de que realmente fizemos parte desse grande evento chamado Sertões.

057_Gaia_Sertoes

Não competimos, nem podemos ou queremos nos comparar a tudo que os competidores passaram e tiveram que fazer, mas todo mundo do no nosso grupo pode, e deve, comemorar essa grande conquista. Parabéns!

058_Gaia_Sertoes

Depois disso, foi só festa . . . e mais que merecida!

062_Gaia_Sertoes

Bebendo, comendo e relembrando todos os momentos da nossa aventura juntos.

066_Gaia_Sertoes

Nem parecia que quase não havíamos dormido nos últimos dois dias.

068_Gaia_Sertoes

Para mim, foi uma experiência bem diferente das outras expedições que costumo fazer. Foi bem puxado, às vezes questionei se essa era mesmo a melhor forma de fazer uma expedição, ou até mesmo de conhecer ou assistir o Rally. Mas, no final, descobri que sim! O sacrifício, desconforto e até um certo sofrimento é o que fez essa viagem ser tão memorável. Do nosso jeito, sentimos e vivemos um pouco do Sertões. Foi fantástico!

070_Gaia_Sertoes

Sobre GAIA EXPEDIÇÕES
GAIA Expedições é uma empresa especializada em grandes viagens off-road em meio aos mais variados tipos de ecossistemas.