MAPA DA MINA – Laguna de Quilotoa

Veja esta matéria na íntegra na Edição #2 da REVISTA OVERLANDER 

Uma cratera vulcânica azul-turquesa, resultado da catastrófia e violenta erupção do vulcão homônimo cerca de 800 anos atrás, com certeza a paisagem natural mais impressionante do Equador. Entre vilas, cânions e lindas paisagens, a chegada ao mirador da vila tipicamente andina é simplesmente de tirar o fôlego.

001_Quilotoa

Projeto Mundo Cão

Sergio Medeiros & Eleni Alvejan

A três horas de Quito, ou duas de Latacunga, com acesso bastante fácil, por boas e bem sinalizadas estradas, começa um dos melhores passeios pelo Equador. No caminho, as vilas e pequenos povoados cheios de cultura e artesanato local nos levam direto à Quilotoa, uma lagoa que se formou na cavidade do vulcão extinto, com mais de 3 quilômetros de largura e aproximadamente 250 metros de profundidade – uma imensidão de água azul- -turquesa, que se transforma dependendo da luz do sol e da hora do dia.

DCIM100GOPRO

Para entrar paga-se em torno de US$ 2, com direito a estacionamento. O acesso aos miradores é extremamente fácil e não é necessário escaladas ou longas caminhadas para desfrutar a espetacular paisagem. As baixas temperaturas predominam e chegar num lindo dia de sol vai fazer toda a diferença, além de proporcionar um visual espetacular. Uma comunidade Quéchua administra o vilarejo, que conta com algumas pousadas, hotéis e pequenos restaurantes.

003_Quilotoa

Poucos metros antes da convencional entrada, encontra-se uma bifurcação que leva ao Shalalá Lodge Quilotoa, um lugar muito interessante, com a mais exuberante vista da lagoa. O valor de entrada é quase o mesmo, com opção de acampamento, banheiros com ducha, cabanas e o maravilhoso mirante de vidro. Estivemos por lá três vezes; na primeira conhecemos uma lagoa verde- -escura com uma moldura de névoa. Passamos muito frio, mas não desistimos e voltamos em um lindo dia de sol! Gostamos tanto que resolvemos voltar pela terceira vez e acampar. Neste dia ganhamos de presente um maravilhoso céu azul e a lagoa mais linda que poderia existir, com direito a uma imensa lua cheia descansando sobre a lagoa negra e o céu repleto de estrelas.

Descobertas, como a Laguna de Quilotoa, tornam viagens assim inesquecíveis e nossas vidas muito mais interessantes

005_Quilotoa

MUNDO CÃO RECOMENDA

Parada obrigatória é o Cânion de Toachi, um lugar mágico! Sentar-se à beira de suas imensas aberturas na terra e imaginar como um dia aquilo tudo se formou pode render muitas teorias e com certeza lindas fotos. O lugar fia na estrada, um pouco antes das entradas para o Quilotoa. A vista do cânion é especial próximo à entrada do Shalalá Lodge.

004_Quilotoa

ATENÇÃO!

A partir de qualquer mirante é possível descer caminhando até a borda da lagoa, mas não se engane: a descida é relativamente fácil, mas a subida exige um certo preparo, pois a inclinação e a altitude realmente pesam – água e corta-vento ajudam muito. Outra opção é o circuito circular, um trekking de 4 a 6 horas ao redor da lagoa – um passeio incrível para conhecer todas as faces do Quilotoa!

006_Quilotoa

Veja esta matéria na íntegra na Edição #2 da REVISTA OVERLANDER 

Ediçao #6 Chegou

01d_SingleMag_500_sidebar_site

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

Deixe uma resposta