MUNDO AFORA – Panela Velha é que Faz Comida Boa (Parte 3)

Veja esta matéria na íntegra na Edição #5 da REVISTA OVERLANDER ou Parte 1 aqui e Parte 2 aqui

Quando se pensa em viajar de carro, o primeiro veículo que vem à cabeça da maioria das pessoas é um carro robusto, forte, 4×4, que aguente o tranco. Mas não é bem assim, o mais importante em uma “viagem dos sonhos” não é o veículo mas sim o estilo, vontade e atitude. Conheça a história do último de três casais que desbravam o mundo com seus carros antigos, mais que especiais!

004_expedicao_na_estrada

EXPEDIÇÃO NA ESTRADA – André Jardim e Júlia Prates

COMO TUDO COMEÇOU

Não é fácil se propor a viajar com um carro com mais de 30 anos. Peças e componentes que não são mais fabricados, o radiador que ferve, o carburador que entope e o marcador de gasolina sempre marca mais do que parece ter. O que para muitos é loucura ou até mesmo um “turismo de oficia”, para nós é uma aventura, um sentimento de liberdade, um novo estilo de vida.

Em abril de 2014, quando partimos rumo ao Uruguai com a nossa Chevrolet C-1416 (1965), carinhosamente chamada Mary Jane, não imaginávamos o que teríamos pela frente. Era tudo muito novo (exceto o carro) e esta seria a nossa primeira aventura a bordo de um carro antigo. Não tínhamos a experiência de grandes viajantes, muito menos avançados conhecimentos de mecânica. Mas aos poucos, descobrimos que estávamos no caminho certo e não seria a velha idade do carro que nos impediria de chegar até onde chegamos. Com tudo muito simples, mas cheios de vontade e doidos para conhecer o mundo, miramos nossa bússola para o sul e partimos.

001_expedicao_na_estrada

OS PERRENGUES

Durante estes três anos de estrada viajando a bordo de um carro antigo muita coisa aconteceu e percorrer alguns quilômetros em cima de um reboque até a oficia mais próxima era um luxo para nós! Já nos primeiros quilômetros, quando seguíamos para o Uruguai, o velocímetro parou de funcionar. Depois tivemos uma pane por causa do condensador do distribuidor queimado, perdemos uma calota da roda devido às péssimas condições da estrada e até atolamos na areia, quando chegamos a Punta del Diablo.

003_expedicao_na_estrada

á trocamos pneu quando seguíamos para Diamantina (MG), reparamos furo em tanque de combustível e substituímos a bomba de gasolina quando viajávamos para a Chapada dos Veadeiros (GO). Regulamos o carburador enquanto passeávamos com amigos pela Serra da Canastra (MG). Filtros, mangueiras, cabos e velas de ignição, são tantos os reparos e perrengues que ocorrem, que deveriam nos desanimar e nos fazer buscar um carro mais novo, mais moderno. Mas aprendemos que viajar com carro antigo requer paciência e muita disposição para lidar com os imprevistos. Uma distância de 100 km pode ser percorrida em 2 horas, dois dias ou até mesmo duas semanas e chegar ao nosso destino fial é motivo de comemoração!

002_expedicao_na_estrada

EM BUSCA DO SONHO

Gostamos tanto da experiência de viajar com um antigo que agora resolvemos “complicar” um pouco mais. Estamos nos preparativos fiais para iniciar uma clássica viagem ao redor do mundo. E desta vez será a bordo de uma picape Chevrolet 3100 (1951) que carinhosamente chamamos de Mary Lou. Mary Lou foi cuidadosamente preparada para viajar pelo Brasil e o mundo.  O painel de instrumentos, totalmente restaurado, marca a nossa velocidade em mph (milhas por hora) e o velho amperímetro ainda nos informa a carga da bateria. O câmbio original de três marchas na coluna de direção segura nosso carro nas descidas mais íngremes e o “velho” motor 6 cilindros (a gasolina) ainda tem muito fôlego para nos levar a lugares onde nunca estivemos antes.

Juntamos o velho com o novo, o antigo com o moderno, a paixão pelos carros e o amor por viajar. Assim, vamos seguindo o nosso caminho, desbravando novas fronteiras, sem pressa, curtindo cada instante e aos poucos descobrindo que a estrada é o nosso lugar!

007_expedicao_na_estrada

Veja esta matéria na integra na Edição #5 da REVISTA OVERLANDER

Ediçao #5 Chegou

01c_SingleMag_Ed5_500

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

Conheça os Livros

01a_DayTrippers_SidebarAd
01_Capa_500-sidebar
02_CYD_APM_sidebar
03_CYD_BPT_Sidebar
Livro_standing_3D_shadow_sidebar

Ediçao #5 Chegou

01c_SingleMag_Ed5_500

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

Ediçao #5 Chegou

01c_SingleMag_Ed5_500

Deixe uma resposta