Ámerica do Sul – 40 Dias, 5 Países & 13 mil km!

Dezembro 2015 – Abril 2016. Roberta Turra e Felipe Landherr
   /lugarespessoas

DCIM100MEDIA

Foram 12 mil km durante 40 dias a bordo de uma Renault DUSTER, passando por um total de 5 países da América do Sul – Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia e Paraguai.

Durante a viagem, cheia de alto-astral e de uma trilha sonora repleta de diversos gêneros musicais, dirigimos por estradas desertas, surpreendemos com lugares inóspitos e paisagens incríveis, conhecemos pequenos povoados e grandes cidades, e alimentamos cães de rua, distribuindo ração e água e muito carinho e solidariedade.

Partimos de São Paulo logo após o almoço de Natal, para passarmos a noite em Curitiba, e no dia seguinte já pudemos conhecer a linda cidade de Gramado. Depois, uma rápida parada para dormir em Pelotas, e logo em seguida cruzamos a fronteira rumo à Punta del Este.

De lá, seguimos para Montevideo e depois, no caminho para Buenos Aires, paramos rapidamente para conhecer Colonia del Sacramento, ainda no Uruguai. Na Argentina descemos rumo à Bariloche, com parada para dormir em Santa Rosa e General Roca. De Bariloche cruzamos a fronteira com o Chile rumo à pequena cidade de Puerto Varas, lar do Vulcão Osorno. Depois subimos até Pucón, lar do Vulcão Villarrica, e continuamos sentido norte, passando por Santiago, Valparaíso/Viña del Mar, La Serena, Antofagasta, até chegarmos ao incrível Deserto do Atacama, aonde ficamos alguns dias, e de lá mesmo fechamos um passeio de 03 noites até o inóspito Salar de Uyuni, na Bolívia.

Na volta, cruzamos a fronteira com a Argentina e seguimos até Salta, passando pela pitoresca cidade de Purmamarca. Antes de chegar à Assunção, no Paraguai, passamos por Resistencia, ainda na Argentina, e depois de uma rápida parada em Cidade del Leste, voltamos ao Brasil, para presenciarmos a força das Cataratas do Iguaçu, antes de conhecermos Londrina, nosso último destino.

8 thoughts on “Ámerica do Sul – 40 Dias, 5 Países & 13 mil km!

  1. Delio Perim

    Boa noite Roberta e Felipe
    Costumo viajar pela America do Sul e estou programando chegar em Uyuni por Antofagasta saindo de San Pedro ( já cconheço) ou direto do Atacama.
    O retorno gostaria de fazer pela Argentina chegando em Salta.
    No entanto o trecho de Uyuni até a divisa com a Argentina ainda está um pouco confuso.
    Não entendi bem o percurso e me parece muito precária a qualidade da estrada na Bolívia.- região de Tupiza -.
    Lendo posts de vocês encontrei um relato de viagem recente por essa região.
    Poderiam ajudar?
    ATT
    Delio Perim

    Reply
    1. Overlander Post author

      Muito obrigado pela sua participação e contribuição Delio. Desde já, boa viagem e boas aventuras!

      Reply
    2. Felipe Landherr

      Delio desculpe pela demora em responder sua dúvida, espero ainda poder ajudar. Saímos de San Pedro de Atacama e cruzamos a fronteira ‘PASO JAMA’ para a Argentina, rumo a Salta, passando por Purmamarca. O percurso é ótimo, bem tranquilo, e talvez umas das paisagens mais bonitas que pudemos observar em toda a viagem foi justamente nesse trecho do Chile, totalmente deserto e sem turista, realmente lindo demais. Vale a pena!

      Reply
  2. vinimiyazaki

    Oi, Roberta e Felipe! Poderiam me informar se é prudente realizar o trecho do deserto de Atacama e Salar de Uyuni com a Duster? Temos uma 4WD e estamos planejando ir com ela. Obrigado!

    Reply
    1. Overlander Post author

      Muito obrigada pela participação Vini. Tenho certeza que o Felipe responderá assim que possível. Boas Aventuras!

      Reply
    2. Anônimo

      Dá pra ir tranquilamente, diferentemente do que “alertam” por aí. O único problema pode ser a navegação já que não há caminhos muito bem definidos e em determinados momentos os guias locais dirigem por intuição.

      Reply

Deixe uma resposta