Minha Viagem

Pegou a estrada e curtiu uma viagem? Tem fotos e vídeos para compartilhar? Histórias para contar? Envie-nos! Aqui reunimos viagens de todos os amigos overlanders.

Expedição Sul da Bahia

Dez 2015 – Marcelo da Matta e a Família Blue Camping

A viagem começou com a chegada dos amigos da Blue Camping, de Blumenau, dia 20/12/2015. Hospedados na Fazenda Itaocaia, descansaram por 3 dias, aproveitando toda a natureza, a piscina, e curtiram as atividades locais. Dia 23/12/2015 saímos todo o grupo para nossa jornada em direção a Peninsula de Maraú-BA,

Valorizamos as paisagens do litoral desde o RJ até a BA, viajando fora da BR, utilizando as vias com menos tráfego, e mais belas, de preferência ao lado do mar. Nossa primeira parada foi em Marataízes-ES, acampando no Camping do Siri, por 2 dias, durante o Natal maravilhoso.

Seguimos dia 25/12 para Itaúnas – ES, vila que foi soterrada pelas dunas, e hoje sobrevive do outro lado protegida pelo rio itaunas. A caminhada para a praia pelas dunas da ciade antiga, foi sob sol forte, mas deu pra curtir a manhã toda na praia, com direito aos camarões deliciosos!!

De Itaúnas, atravessamos a floresta de eucaliptos, e a divisa para a Costa Dourada na Bahia. Lugar maravilhoso, falésias que brilham ao amanhecer, que inspiram a Tia Fina com sua cozinha de engordar qualquer magrinho rsrs Comida e conversa deliciosas, Tia Fina ainda tem uma pousada bem grande no topo da falésia, onde a filha Laura, cuida pra gente relaxar !!

Sair da Costa Dourada é um sacrifício, e dia 28/12 fomos para Arraial D’Ajuda, mas antes visitamos o Monte Pascoal, compramos artesanatos Pataxós, até chegar lá. Em Arraial acampamos no Camping da Lu, na estrada da balsa, em frente a Praia dos Pescadores. De manhã fizemos uma praia por ali, comidinha no camping e pé na estrada.Saimos de Arraial D’Ajuda após o almoço, atravessamos de balsa para Porto Seguro-BA, fomos aos bancos, e aeguimos até Santa Cruz de Cabrália, deliciosa, parada no tempo, sem o agito de Porto e Arraial, mais uma balsa, esta vazia, e chegamos em Santo André.Estrada vazia, comboio tranquilo, até Mogiquiçaba, e dali para a BR 101, por Barrolândia. Mais de hora sem cruzar com outro veiculo. Na Br 101, entramos para Canavieiras-BA, e acampamos ali mesmo, numa casa na praia, no quintal de um casal simples e acolhedor. 

Após a Alvorada, e o café doce da baiana, fomos pela litoranea, passando por Una, Comandatuba com parada para lanche em Olivança. Dali seguimos a Ilhéus, para compras de mantimentos e água para ficar na Peinsula  de Maraú-BA.Pegamos muito trãnsito m Ilhéus por consequencia do fim de ano, mas conseguimos chegar em Barra Grande no por do sol, e armamos nossas barracas no Camping de 3 Coqueiros, de frente para o vento e o mar da Bahia

Foram 7 dias de muita praia, sol, caminhadas, mergulhos, passeiosoff road  pelas trilhas, lagoas, e muitas delícias que tem por lá!!! Estouramos nossos espumantes na beira mar, com,lua cheia, e praia deserta!!! Foi um maravilhoso final e inicio de anos!! Viajando, tranquilo, com amigos e felizes!! A peninsula tem de tudo, água doce, água salgada, água morna, ondas, recantos, dunas, morros, belezas e mais belezas. Difícil chegar, difícil sair.

Saimos depois de uma semana, no dia 5/01, e após atravessar toda a estrada de terra vermelha, já sem poeira, pois a noite foi de temporal, após 15 dias sem uma gota dágua. Deixamos a peninsula pra trás e paramos em Itabuna para almoçar. Dali fomos direto a Cumuruxatiba, ainda na Bahia, e ficamos acomodados numa casa compartilhada, Pé de Mangaba, realizada pelo Rogério e Carla, casal muito acolhedor, que nos deixou em casa. Cumuruxatiba é um sonho, tranquilo, sem carros de som, apenas músicos e artistas que expoem suas criações nas ruas, de forma limpa e organizada,  todos sorriem com alegria pra gente. Banho de mar, banho de rio, Cumuru como é carihosamente chamada, é um ótimo lugar para se viver!!

Partimos de Cumuru e passeamos por Prado, Alcobaça, e entramos no Espirito Santo parando na animada cidade de Piuma-ES, ao lado de Iriri, Itapemirim, e Marataízes. Aqui acampamos no Camping Itaipava bem orhanizado e limpo, onde podemos ter uma bela noite de sono.

Após o caf[e da manhã, partimos pelo litoral e alcançamos o RJ, até Campos, com parada pra almoço, e compra de goiabadas, doces e etc Mais algumas horas e entrávamos em Maricá, RJ, destino final Itaipuaçu, bateu aquela saudade da Bahia

Deixe uma resposta