JUNTOS SEM DESTINO – Do Litoral Catarinense à San Pedro de Atacama

Parte 2 – Adailton Monteiro e Micheli Pierini

Data: 20 de julho a 3 de agosto 2018
Veículos: Pajero Dakar, Ford Ranger & Troller
Distância: 8,000 km

Veja parte 1 aqui  >>>> ou parte 3 aqui

Da cidade de Uyuni pegaríamos uma rota muito comum para chegar ao Atacama e faríamos a travessia para o Chile através do Paso de Hito Cajon. Este trajeto tem 520 km, então decidimos dormir em um vilarejo que encontramos no caminho. San Cristóbal nos surpreendeu muito! Um vilarejo muito acolhedor, mais uma vez nos sentimos em um filme. No meio do deserto uma comunidade com tamanha estrutura e receptividade! Hotéis, pousadas, restaurantes, escolas, comércio, posto de gasolina, tinha de tudo!

013_juntos_sem_destino_atacama

Acampamos no estacionamento de uma pousada que ficava bem ao lado do maior ponto turístico da cidade, a Iglesia San Cristóbal. Toda construída de pedras em estilo barroco e ladeada por dois campanários foi destino certo para o nosso tour noturno na comunidade. Acredito que tivemos sorte e nesta noite tinha um grande evento no centro, com shows locais, desfile das crianças e feira ao ar livre. Depois do acampamento montado fomos conhecer a cultura local.

014_juntos_sem_destino_atacama

No dia seguinte acordamos cedinho com o sino da igreja tocando ao nosso lado, nos preparamos e seguimos ao Paso de Hito Cajon. Não contávamos com a Estrada completamente nevada em alguns pontos, chegamos a lugares com altitude de aproximadamente 4.800 metros, muita neve como nunca havíamos visto antes.

015_juntos_sem_destino_atacama

Muitas fotos, paradas para apreciar a paisagem e no fim uma tristeza: não conseguiríamos chegar ao Atacama por esta rota. Mas para os expedicionários que já haviam andado tanto, não era o momento de desistir. Voltamos para a estrada principal até encontrar uma van de turismo, o senhor muito atencioso nos disse que estava indo para o Atacama pelo Paso de Ollague e que poderíamos seguir com ele. Sem pensar duas vezes recalculamos a rota novamente e seguimos para o Chile pelo novo trajeto.

016_juntos_sem_destino_atacama

Novas paisagens e finalmente chegamos à fronteira com o Chile, fizemos todos os trâmites legais, a aduana revistou os veículos e acabamos fazendo amizade com os trabalhadores do local. Entramos no Chile com o pé direito e aquela ótima impressão dos conterrâneos.

017_juntos_sem_destino_atacama

Neste dia fizemos mais 200 km e decidimos dormir em Calama, aproveitamos para conhecer a cidade à noite, jantamos no shopping, fomos ao mercado e demos aquela olhadinha no cassino da cidade. No sábado, dia 28, finalmente seguimos para San Pedro de Atacama, apenas 100 km e muitas paradas para fotos! Que paisagens, que sensação! Chegando na cidade fomos direto para a Calle Caracoles, principal rua, onde reúne desde lojas de artesanatos, agencias de turismo e hostel a barzinhos descolados.

DCIM100GOPROG0661084.

Parte 3 em breve . . .

Ediçao #6 Chegou

01d_SingleMag_500_sidebar_site

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

Conheça os Livros

01_Capa_500x385
01a_DayTrippers_SidebarAd
01_Capa_500-sidebar
02_CYD_APM_sidebar
03_CYD_BPT_Sidebar
Livro_standing_3D_shadow_sidebar
01a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
02a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
03a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
04a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385

Deixe uma resposta