JUNTOS SEM DESTINO – Do Litoral Catarinense à San Pedro de Atacama

Parte 3 – Adailton Monteiro e Micheli Pierini

Data: 20 de julho a 3 de agosto 2018
Veículos: Pajero Dakar, Ford Ranger & Troller
Distância: 8,000 km

Veja parte 1 aqui  >>>> ou parte 2 aqui

Adoramos a receptividade das pessoas, encontramos muitos brasileiros que nos deram dicas de passeios e então fomos conhecer a Laguna Cejar que fica a aproximadamente 20 km do centro da cidade. Mesmo com as montanhas e vulcões nevados ao fundo e a água muito gelada, entramos na laguna para ver se realmente não afundava, e sim, é verdade! A água tem tanto sal que não afunda. Eu que não sei nadar muito bem fiquei com medo de afundar nos 18 metros de profundidade, mas depois de criar coragem foi só aproveitar e registrar o momento.

DCIM100GOPROG0831167.

Saímos da Laguna Cejar e seguimos para a Aldea de Tulor, depois de uma mini aula sobre os antepassados da região e a cultura local, visitamos as construções que estão quase totalmente submersas pela areia e algumas réplicas de casas construídas.

020_juntos_sem_destino_atacama

Bem pertinho da aldea estava o Valle de Marte, um dos principais pontos turísticos do deserto do Atacama. Há quem chame de Valle de Marte e outros chamam de Valle de la Muerte. Conta à lenda que um estrangeiro nomeou de Valle de Marte por achar muito parecido com o planeta Marte, mas que devido ao sotaque do estrangeiro os chilenos entenderam como Valle de la Muerte. Outros dizem que antigamente muitas pessoas tentavam atravessá-lo e morriam no trajeto, e por isto ficou Valle de la Muerte. Existem duas formas de denominar o valle, mas a sensação ao chegar nele é apenas uma: admiração. Este local é um verdadeiro mirante com vista privilegiada para o Vulcão Licancabur, e até chegar ao valle encontramos muitos pontos de parada para apreciar o por do sol.

DCIM100GOPROG1101329.

Encerramos nosso primeiro dia em San Pedro de Atacama radiantes! Em nossa primeira noite passamos em um camping que ficava a 10 km do centro da cidade, na cozinha comunitária pudemos conversar com outros estrangeiros e pegar mais dicas de passeios. Para o dia seguinte a programação era acordar cedo e seguir para o Geyser del Tatio. Muitas pessoas nos assustaram sobre este trajeto de 100 km de San Pedro até o Geyser, mas havíamos lido bastante sobre ele e com as dicas do pessoal do camping decidimos fazer o percurso com nossos próprios carros. Acordamos às 04h30min e seguimos para o geyser, sinceramente não encontramos nenhuma dificuldade, é necessário cautela e atenção como em toda a estrada, mas muitos carros 4×2 também estavam fazendo este trajeto sem problema algum. No meio da neve das montanhas e vulcões vimos o dia amanhecer e este foi um dos momentos mais lindos da viagem.

022_juntos_sem_destino_atacama

À aproximadamente 4.300 metros de altitude a temperatura era de -14 graus C e a sensação térmica de -24 graus C, havíamos nos preparado muito para o frio, mas as mãos e os pés congelavam. Aproveitamos para fazer nosso café da manhã apreciando este fenômeno geotérmico lindo, o espetáculo não dura muito, e por isso precisamos madrugar para poder vê-lo.

023_juntos_sem_destino_atacama

Depois da visita ao geyser decidimos visitar a Termas de Puritama. Foi uma sábia decisão, aproveitamos para nos esquentar após o frio do geyser e relaxar nas águas termais. Sem dúvida foi um dos passeios que mais gostamos e aproveitamos, perdemos a noção do tempo.

DCIM100GOPROG1641615.

Na segunda noite no deserto nos instalamos próximo ao centro e ao anoitecer aproveitamos para conhecer a simpática Igreja de San Pedro de Atacama, a praça principal e a Calle Caracolles (novamente). Enquanto uns passeavam pelas lojas de artesanatos e compravam lembranças, outros aproveitavam os barzinhos descolados. A Caracolles a noite é muito diversificada e tem de tudo para todos os gostos, à noite a vibe deste lugar é incrível.

Depois de 11 dias na estrada, era hora de voltar para casa. Logo pela manhã fomos informados que as tempestades de neve haviam minimizado e que o Paso de Jama estava aberto, esta era nossa oportunidade de conhecer a cordilheira por outro ângulo, aquele ângulo que não conseguimos conhecer na chegada. Decidimos novamente recalcular a rota e voltar pelo famoso passo, queríamos vê-lo de perto e entender o porquê de ter ficado fechado por tanto tempo. Neste trajeto passamos muito perto do Vulcão Licancabur, completamente nevado, parecia uma pintura em nossa frente.

025_juntos_sem_destino_atacama

Finalmente conhecemos o Paso de Jama, havia neve em alguns trechos da pista e por todos os lados. Em alguns locais vimos onde as máquinas limparam a estrada, aproximadamente 2 metros de altura de neve na pista. Tudo fez sentido para nós naquele momento, para segurança de todos era impossível abrir a estrada com as fortes nevascas.

Fizemos algumas alterações no roteiro quanto às paradas para pernoitar, mas conseguimos manter quase o mesmo trajeto da ida. Ao final entendemos porque foi preciso recalcular a rota diversas vezes, se toda a viagem tivesse acontecido como o programado não teríamos passado por experiências incríveis e nem visitado lugares que nunca imaginaríamos conhecer. Como muitos dizem “o melhor da viagem é o trajeto e não o destino” foi preciso mudar nosso trajeto muitas vezes e mudaríamos quantas fossem necessários para ver tudo que vimos.

026_juntos_sem_destino_atacama

A conclusão é que nos apaixonamos pelo espírito Overlander, e com certeza esta foi apenas a primeira grande viagem dos integrantes da Tigre Expedições, as fotos não demonstram o que os olhos viram e o que sentimos. E o conselho que fica a todos os Overlanders é: não tenham medo da mudança. Mudança de rota, de destino, de programação. Precisamos estar dispostos a tudo isso quando queremos que nosso quintal de casa também mude.

027_juntos_sem_destino_atacama

Ediçao #6 Chegou

01d_SingleMag_500_sidebar_site

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

Conheça os Livros

01_Capa_500x385
01a_DayTrippers_SidebarAd
01_Capa_500-sidebar
02_CYD_APM_sidebar
03_CYD_BPT_Sidebar
Livro_standing_3D_shadow_sidebar
01a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
02a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
03a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
04a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385

Deixe uma resposta