JUNTOS SEM DESTINO – Do Litoral Catarinense à San Pedro de Atacama

Parte 1 – Adailton Monteiro e Micheli Pierini

Data: 20 de julho a 3 de agosto 2018
Veículos: Pajero Dakar, Ford Ranger & Troller
Distância: 8,000 km

Veja parte 2 aqui  >>>> ou parte 3 aqui

Aproximadamente um ano antes de nossa partida já estávamos nos preparando para esta viagem, não era uma daquelas voltas ao mundo de mais de um ano que muitos estão acostumados. Mas para nós seria, até então, nossa maior experiência viajando de carro e o start para nos apaixonarmos por este espírito aventureiro de Overlanders.

01_Atacama

Inicialmente estávamos em seis veículos, o que seriam cinco casais e uma família. Com o passar dos meses fomos perdendo soldados por diversos motivos, e por alguns momentos achamos que nosso projeto não sairia do papel. Ficamos em três casais: o Jack e a Dani, o Leandro e a Grazi, eu e o Adailton, e para nossa alegria, aqueles que persistiram na viagem tinham um pensamento em comum: o Deserto do Atacama.

02_Atacama

O plano era no dia 20 de julho de 2018 dois casais percorrerem 285 km de Brusque a Criciúma, onde seria o ponto de encontro, e então na manhã do dia 21 de julho a viagem começaria oficialmente. A euforia para esta viagem era tanta que os pilotos oficiais sabiam que não conseguiriam dormir tranquilamente para esperar a manhã seguinte, então a expedição já começou na noite do dia 20.

Foto 21-07-2018 00 21 56

Depois de aproximadamente 14 horas de viagem, entre muitas paradas para abastecimentos, alongamentos e lanches chegamos a Uruguaiana onde fizemos um café e logo em seguida atravessamos a fronteira para a Argentina.

Não tivemos nenhum problema em nenhuma das aduanas, e logo depois de atravessarmos a fronteira fomos parados em uma blitz da Gendarmería Argentina e surpreendentemente fomos muito bem recepcionados, o que a gente não lê muito nos blogs quando o assunto é polícia argentina. Para nós, durante toda a expedição a Gendarmería foi muito atenciosa e a impressão que tivemos é que nossos carros eram parados apenas para conversarmos sobre a expedição. Depois de aproximadamente 18h de viagem, passamos nossa primeira noite em Corrientes. Nos despedimos do primeiro dia com um belo por do sol.

04_Atacama

A programação do dia seguinte seria acordar cedo e fazer os 840 km até a cidade de Salta. Em nossa primeira manhã, o primeiro imprevisto. Sabe quando a gente lê no check-list “chave reserva do carro” e pensa “ahh não precisa!” Foi nesse momento que precisou. Como o amanhecer em Corrientes estava muito frio, depois que estávamos todos prontos para partir, ligamos os carros para aquecer os motores e fomos bater aquela foto do grupo. Então quando o Leandro tentou abrir a porta do carro, ela simplesmente estava trancada com o carro ligado e a chave na ignição. Depois de momentos de apuro o Adailton conseguiu abrir a porta com a técnica do Nylon no pino da porta. Sim, parece coisa de filme, mas funciona e foi o que nos salvou.

08231815241524

Viagem que segue e tudo acabou virando piada. Depois de mais de 12h de estrada, passamos a segunda noite no Camping Municipal Xamena, em Salta. O camping estava bem tranquilo, talvez porque era inverno, mas pelo tamanho da piscina no verão deve ser difícil arrumar um espacinho para montar acampamento. O roteiro do terceiro dia seria tranquilo, faríamos os 600 km de Salta a San Pedro de Atacama, entrando no Chile pelo Paso de Jama a qual atravessaríamos a Cordilheira dos Andes apreciando toda a beleza que este caminho proporciona. Na cidade de Purmamarca está localizado um dos cartões postais mais famosos do norte argentino, o Cerro de los Siete Colores, o qual mostra uma diversidade de cores em uma mesma montanha. Os tons terrosos predominam a Quebrada de Humahuaca, e em direção ao deserto às cores começam a variar.

06_Atacama

Depois das curvas da Ruta 52, chegamos a Salinas Grandes, entre as províncias de Jujuy e Salta, é um grande deserto de sal de 120 km² de extensão onde se mistura o branco do sal e o azul do céu. A estrada passa pelo meio deste salar, e é impossível não parar para admirar tamanha perfeição da natureza.

07_Atacama

Depois das curvas da Ruta 52, chegamos a Salinas Grandes, entre as províncias de Jujuy e Salta, é um grande deserto de sal de 120 km² de extensão onde se mistura o branco do sal e o azul do céu. A estrada passa pelo meio deste salar, e é impossível não parar para admirar tamanha perfeição da natureza. Estávamos esperando paisagens lindas, mas o que encontramos foram paisagens maravilhosas! Em alguns momentos nos sentimos naqueles cenários de filme montados em Hollywood, aqueles vilarejos do interior, as casas com tijolos de argila, diversas formações rochosas, lhamas pela estrada! Todas as fotos que tiramos não demonstram a real beleza dos locais, ou não passam a verdadeira sensação de estar nestes lugares.

08_Atacama

Ao final da tarde chegamos ao Paso de Jama e faltando apenas 150 km para o destino já estávamos prontos para chegar ao deserto, mas depois de quase 2.500 km percorridos, encontramos o passo fechado devido a forte tempestade de neve que cobria a região há alguns dias. Muito vento e flocos de neve começando a cair, decidimos voltar até a cidade de Susques para passar a noite. Foi uma noite difícil para todos nós. Fazia muito vento e frio, o que impossibilitava a montagem do acampamento. Não encontramos nenhum hotel com vagas disponíveis, e o máximo que conseguimos foi uma garagem com telhado para nos protegermos da nevasca prevista. Improvisamos nossas jantas dentro dos carros e nos acomodamos para dormir dentro deles mesmo. Nesta primeira noite alguns sentiram o famoso mal da altitude, com dores de cabeça muito fortes, dificuldade para respirar e coração em ritmo acelerado, afinal passamos esta noite dentro do carro com sensação térmica de -10ºC e altitude de 3.900 metros.

09_Atacama

Como diz a frase “nada como um dia após o outro e uma noite bem dormida no meio”. No nosso caso uma noite nem tão bem dormida mas, acordamos renovados no outro dia e muito empolgados para enfim chegar ao deserto. Percorremos novamente os 100 km de Susques ao Paso de Jama e para nossa infeliz surpresa o mesmo ainda estava fechado. A aduana nos informou que em Miercoles o passo abriria; isso seria no dia seguinte, então conseguimos vagas em uns quartos bem próximos a fronteira e decidimos esperar por ali mesmo. Havia muitos caminhoneiros esperando o Paso abrir também, então aproveitamos para conversar e trocar muitas experiências.

10_Atacama

Na quarta-feira já estávamos em nosso quinto dia de expedição e fomos cedinho para a fila da aduana. Infelizmente o passo não abriu e a previsão seria apenas para a outra segunda-feira. Então nos reunimos e precisávamos decidir: “Aumentar a expedição em 1500 km e seguir para o deserto pela Bolívia? Voltarmos para casa? Mudar o destino da expedição?”. Como falei no início, para nossa sorte, àqueles que persistiram na expedição tinham um pensamento em comum. Então recalculamos a rota e seguimos até a fronteira da Argentina com a Bolívia.

DCIM100GOPROG0320920.

Naquele dia fizemos 350 km até La Quiaca e pernoitamos com a temperatura de -2ºC. Foi uma das noites que melhor dormimos, apesar do frio. Essa é aquela parte da viagem que a gente não entende porque não conseguimos chegar ao nosso destino, mas que depois tudo faz sentido. Se tivéssemos atravessado pelo passo de Jama como o programado, não teríamos conhecido esta região norte da Argentina e muito menos a Bolívia! Neste trajeto muita coisa nos surpreendeu, desde as grandes obras de pavimentação nas estradas da Bolívia até os vilarejos sem estrutura no norte argentino. Em um dos desvios de obras entre as cidades de Tupiza e Uyuni acabamos fazendo o trajeto por dentro de um rio que estava seco e vendo as mais incríveis formações rochosas. Nunca passou pela nossa cabeça conhecer a Bolívia, tivemos uma rápida passagem por este país, mas nos deixou com gostinho de quero mais.

DCIM100GOPROG0410962.

Parte 2 em breve . . .

Ediçao #6 Chegou

01d_SingleMag_500_sidebar_site

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

Conheça os Livros

01_Capa_500x385
01a_DayTrippers_SidebarAd
01_Capa_500-sidebar
02_CYD_APM_sidebar
03_CYD_BPT_Sidebar
Livro_standing_3D_shadow_sidebar
01a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
02a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
03a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
04a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385

Deixe uma resposta