MAMÃ OVERLANDER – Descoberta dos Alpes Ocidentais
Texto & Fotos: Ana Filipa Henriques Almeida & Mário Chan Correia da Silva
Somos uma família de 4, com duas crianças (Miguel de 4 anos e Madalena de 1 ano), e adoramos natureza, campismo, viajar de carro e fazer offroad! Moramos no cantinho da Península Ibérica e isso é sempre algo chato nas nossas viagens, mas que nunca nos demoveu de continuar a querer viajar de carro para conhecer o mundo!
Fazíamos campismo em barraca de chão até Julho de 2019, altura em que adquirirmos a nossa barraca de teto, e foi a melhor aquisição que fizemos. Facilita imensamente a logística na decisão do local onde ficar e no tempo gasto ao final do dia, principalmente com dois pequenos.
Então, no verão de 2019, fomos até aos Alpes, que é sem dúvida um destino maravilhoso, com paisagens lindas e estradas fantásticas! Percorremos os Alpes franceses, sempre em campismo selvagem, passamos pelo túnel de Papillon, fizemos parada no magnífico lago de Serre-Ponçon.
Passámos pela estrada mais alta da Europa – La Bonette, pela Galeria de Seguret – um túnel construído na altura da 1ª guerra mundial, fizemos passagens na Garganta de Verdon, que percorremos com a nossa canoa e foi uma experiência incrível.
Fomos ao Mónaco para fazermos uma surpresa ao nosso filho e levá-lo ao museu oceanográfico porque ele adora “animais da água” como ele diz.
Fomos também a Menton, para curtir mais um bocadinho de praia com águas quentinhas como tanto gosto e fomos também a Annecy, uma cidade lindíssima, intitulada de Veneza dos Alpes e que nos surpreendeu bastante.
Somos também amantes de montanhismo e então resolvemos acabar as férias e experimentar fazer uma caminhada com os pequenos, a Madalena na mochila ergonômica não nos preocupava, a dúvida era se o Miguel aguentaria todo o caminho a pé.
Fomos até Chamonix, subimos de comboio até o Mer de Glace, visitámos a gruta de gelo e descemos a pé até ao carro. Pela primeira vez do Miguel ficámos surpreendidos, ele estava super entusiasmado e fez todo o caminho sem pedir colo, apenas acusando cansaço psicológico no final da caminhada.
O percurso que fizemos foi grande parte em offroad, os caminhos estão super bem marcados, na sua maioria estreitos, passando um carro de cada vez, com paisagens maravilhosas, e andamos quase sempre acima dos 1500m de altitude tendo chegado aos 2700m.