PROJETO GÔ PANAMERICANA

Flavia Hashimoto, Marcos Pacheco e Mina

Data: 9 de maio a 25 de julho 2019
Veículos: Chevrolet Montana
Distância: 20,000 km

No início era apenas uma vontade de viajar e conhecer a Panamerican Highway, do Ushuaia ao Alasca. Como fotógrafo, queria registrar as paisagens pela rota.

001_Go_Panamericana

Conforme o assunto foi se materializando, novas ideias foram surgindo. Além de fotógrafo, sou designer de móveis com foco no reuso de material descartado. Minha namorada é diretora de arte. Ambos somos preocupados com o tema sustentabilidade. Com o intuito de inspirar novos hábitos de consumo e cuidado com o planeta, decidimos que faríamos uma viagem não só registrando as estradas, paisagens, cidades e seus habitantes, mas também depoimentos de pessoas cujo trabalho oferecesse algum produto fruto de reaproveitamento de materiais de descarte.

default

Nossa rota foi de São Paulo até o Ushuaia, na Argentina, cruzando pelo Uruguai. Do extremo sul da Patagônia, iniciamos nossa subida até o deserto do Atacama, no Chile. Sempre alternando entre a Argentina e Chile, cruzando a majestosa Cordilheira dos Andes.

003_Go_Panamericana

Para nós, a Cordilheira dos Andes foi o ponto culminante de nossa longa viagem, com paisagens impressionantes – nevadas ou áridas –, sempre nos inspirando só por admirá-la. As estradas, desertos e planícies pela rota não ficam muito atrás, surpreendendo pelas diferenças climáticas e geográficas.

004_Go_Panamericana

Eu, Marcos, minha namorada, Flavia, e minha labradora, Mina, rodamos 20.000 km em uma pickup Montana. Sob a capota de fibra instalada, construí nossa cama e armários em marcenaria para carregar tudo que seria necessário para essa jornada de 78 dias.

005_Go_Panamericana

Dormimos 65 dias no carro, variando entre campings, postos de gasolina, ruas, praças, parques públicos ou camping selvagem.

006_Go_Panamericana

Conhecemos muitos viajantes, em diferentes tipos de configurações. Nos surpreendeu os contrastes, desde um casal russo que viajava de patinetes – munidos de 1 troca de camiseta, barraca e um kit com 2 panelas –, a um casal canadense aposentado que vivem em um motorhome grande e estão na estrada há 5 anos.

021_Go_Panamericana

Também tiveram os que estavam viajando de ônibus, pequenas motos, caminhões e carros de passeio. Aprendemos muito com todos e somos gratos pela troca de experiências compartilhadas com cada um.

009_Go_Panamericana

Tanto a Argentina como o Chile estão preparados para receber viajantes rodoviários, oferecendo ótima infraestrutura em pontos pela rota, como postos de gasolina, para quem necessita se alimentar, dormir, usar o banheiro e tomar banho.

008_Go_Panamericana

Nossa aventura nos ensinou sobre o valor da jornada. As experiências vividas servirão de inspiração para o resto de nossas vidas. Viajar deixou de ser apenas um sonho, e passou a ser uma necessidade de conhecer novos lugares, histórias, pessoas e fazer novas conexões.

007_Go_Panamericana

Mais “Minhas Viagens”

Assinaturas Digitais

00h_Hub_Comunicacao

Ediçao #7 Chegou

01a_SingleMag

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

10b_New_all_Items_blue_sidebar

Conheça os Livros

01_Capa_500x385
01a_DayTrippers_SidebarAd
01_Capa_500-sidebar
02_CYD_APM_sidebar
03_CYD_BPT_Sidebar
Livro_standing_3D_shadow_sidebar
01a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
02a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
03a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
04a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385

Deixe uma resposta