ROTA DA CONQUISTA – Um Projeto, um Sonho se Realizando

Dezembro 2017: Ricardo e Alice
www.rotadaconquista.com.br

Em dezembro de 2017, eu João Ricardo e Alice, minha esposa, completamos a primeira etapa de um projeto de vida: 18 mil quilômetros pela América do Sul, só nós dois em uma moto.

Asfalto, terra, lama, rípio, sol, chuva, neve, gelo, deserto, sal, vento, planícies e montanhas. Esse foi o cenário de 65 dias de viagem que vivenciamos, montados em uma Yamaha Super Ténéré 1200.

Caleta Olivia Trelew DSC02314_tonemapped copy

Ambos, fotógrafos e editores de vídeo por profissão, registramos em nossas lentes momentos inesquecíveis, que trazem no presente a sensação do momento vivido, que só quem é um overlander consegue entender. Não existem palavras para descrever esse sentimento.

E foi em outubro de 2017 que saímos do Brasil pelo pouco desbravado Paraguai, cruzando o Chaco argentino, passando pelas montanhas coloridas da província de Jujuy e seguindo viagem até a Bolívia, mais precisamente ao Salar de Uyuni – um espetáculo da natureza.

01_patagonia

Partindo da Bolívia, outro grande destino – o deserto do Atacama, repleto de paisagens pitorescas, uma mistura de sol forte com clima frio, um deserto sem fim com enormes blocos de gelo na beira da estrada. E esse mesmo deserto resolveu nos presentear com uma oportunidade ímpar, um fenômeno raríssimo que ocorre a cada 5 ou 7 anos: um deserto coberto de flores!

20171017_134106

Encantados, continuamos seguindo pelo Chile, até seu ponto mais extremo onde existe caminho para a moto passar – a vila de O’Higgins, lugar onde termina a Carretera Austral.

Cruzamos toda a mística Carretera Austral, que em seus 1247 quilômetros de extensão, repletos de desafios, não conseguimos citar um único centímetro que não haja beleza. Outro lugar de sensação indescritível que só quem tem esse estilo de viajar, seja de carro ou moto, consegue entender.

DSC01337

Novamente na Argentina, um trecho de outra estrada de respeito, a ruta 40. E é lá que brasileiro passa a ter uma outra perspectiva sobre o que é vento na estrada, principalmente de moto.

E é nesse caminho que está o Glaciar Perito Moreno. Simplesmente gelo, na sua forma mais magnífica que nossos olhos podem ver.

DSC01500

Nessa região fronteiriça, ora Argentina, ora Chile, mais dois destinos magníficos – o parque Torres del Paine e logo depois a última cidade que se pode chegar de carro ou moto na terra do fogo – Ushuaia.

Agora rumo ao norte, começamos a nossa volta ao Brasil por outra estrada famosa, a Ruta 3 Argentina. São mais de 3000 quilômetros de retas infinitas, planícies de vegetação rasteira e vento. Muito vento. Vento que quando você espantado com as fortes rajadas, para em um posto de gasolina e conversa a respeito com um nativo argentino, ele com orgulho e um sorriso no rosto te olha nos olhos e diz:

– Sí, aquí es la Patagonia.

Ushuaia_053

Nada, absolutamente nada pelo caminho da ruta 3, mas é só desviar um pouquinho dela para vivenciar outra maravilha da natureza, Punta Tombo, o paraíso dos pinguins. A ave habita esse local por vontade própria e convive em harmonia com os humanos que visitam o lugar, cruzando pelas pernas das pessoas, sem nenhuma cerimônia.

DSC01953

Então o Uruguai, último país que cruzamos antes do retorno ao Brasil. Um lugar de estradas gostosas e cidades simpáticas esse nosso pequeno vizinho, que sempre dá vontade de voltar muitas e muitas vezes.

DSC00336

Ediçao #5 Chegou

01c_SingleMag_Ed5_500

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

Conheça os Livros

01a_DayTrippers_SidebarAd
01_Capa_500-sidebar
02_CYD_APM_sidebar
03_CYD_BPT_Sidebar
Livro_standing_3D_shadow_sidebar

Ediçao #5 Chegou

01c_SingleMag_Ed5_500

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

Conheça os Livros

01a_DayTrippers_SidebarAd
01_Capa_500-sidebar
02_CYD_APM_sidebar
03_CYD_BPT_Sidebar
Livro_standing_3D_shadow_sidebar

2 thoughts on “ROTA DA CONQUISTA – Um Projeto, um Sonho se Realizando

  1. Anônimo

    17:07

    Que legal a Overlander abrindo espaço também para as motos. Sensacional!!! Que venham as bikes!
    Edison Lima – Nywgraf Editora

    Reply

Deixe uma resposta