Minha Viagem

Pegou a estrada e curtiu uma viagem? Tem fotos e vídeos para compartilhar? Histórias para contar? Envie-nos! Aqui reunimos viagens de todos os amigos overlanders.

Viajando e Cantando

17/08/2015 a 05/09/2015 – Ináh Garritano e Margarida Moutinho

Itacaré - Praia da Engenhoca 3Nossa viagem começa bem antes de entrar no carro e pegar a estrada. Ela começa no desejo permanente que temos de seguir conhecendo o Brasil e o mundo! O Brasil é um país de diversidades. A Bahia é um estado receptivo onde flui exuberância da natureza e de seu povo, onde viver segue contornos fluidos de sons, aromas e muita beleza natural!

Apesar de nunca nos ter deixado na mão, nosso Peugeot 207 tem limites para encarar situações mais radicais. No entanto, temos colocado esse carro à prova em muitas estradas de terra e asfalto mal tratados. Nele cabem sonhos e muito mais que lembranças. Nosso destino é Itacaré, BA.  Saímos de Niterói e fizemos duas paradas para pernoite: Vitória (ES) e Itamarajú (BA). Nossa surpresa pela estrada foi o Portal do Torii de Ibiraçu, construído em comemoração aos 30 anos do primeiro Mosteiro Budista da América do Sul.

Após mais de 1600km rodados, chegamos a Itacaré. Situada na Costa do Cacau, possui praias paradisíacas cercadas por coqueiros. As ondas costumam bater forte para a alegria dos surfistas. Praias como Ribeira, praia da Costa, Resende e praia da Tiririca são de fácil acesso e valem a visita. A praia da Concha é a mais calma de Itacaré onde as pessoas praticam Stand Up e alugam caiques. A praia de Jeribucaçu é uma das mais belas. Apesar dos 3km de estrada de terra bem prejudicada, é um passeio imperdível! Visitamos outras praias como Engenhoca e Havaizinho que nos renderam ótimas fotos. E para fechar o dia, o pôr-do-sol na Ponta do Xaréu, onde todos se encontram para aplaudir o Sol que se despede de mais um lindo dia. À noite, uma caminhada pelo Pituba ou Passarela da Vila, pode render uma ótima experiência gastronômica, além de boas conversas, ofertas de bons passeios para o dia seguinte e aventuras por Itacaré.

Trancoso - Igreja São João BatistaDe Itacaré seguimos viagem para Trancoso. A cidade dispensa apresentações, por ser conhecida mundialmente pela sua beleza.  O Quadrado aconchega a igreja São João Batista e  construções que outrora foram moradas de nativos. Simples e cuidadas, hoje abrigam ótimos restaurantes, lojas de artesanato e decoração. A iluminação é feita por luminárias penduradas nas árvores, o que torna o local ainda mais agradável e aconchegante.

Mas Trancoso não é só o Quadrado! Há belas praias como a Praia dos Nativos e Praia dos Coqueiros que na maré baixa exibe belas piscinas naturais. Quem vier a Trancoso não pode deixar de conhecer a Praia do Espelho, que fica a apenas 20km seguindo por uma estrada de terra na qual não recomendamos passar em dias de chuva. A não ser que você possua um 4×4. Na estrada passamos pela aldeia Pataxó onde os índios vendem lindas peças de artesanato na beira da estrada. Vale uma parada para apreciar o trabalho e bater um papo.

A Praia do Espelho é considerada uma das mais bonitas do Brasil. Possui águas mornas e cristalinas, piscinas naturais, falésias, coqueiros e é cercada pela mata nativa. Para quem busca um pouco mais de conforto, há barracas que oferecem boa comida e bebida, além de espreguiçadeiras para relaxar, sentir a brisa e apreciar tudo o que a natureza nos reserva!

4 thoughts on “Viajando e Cantando

Deixe uma resposta