O MUNDO SUBTERRÂNEO – Vale da Ribeira e PETAR (2)

Veja esta matéria na íntegra na Edição #3 da REVISTA OVERLANDER  ou Parte 1 aqui ou Parte 3 aqui 

Também confira nossas recomendações de lugares Onde Ficar e Comer >>>>

Nosso destino reservou não apenas belos trajetos, mas também uma introdução a um novo mundo misterioso, debaixo de nós e dos nossos pneus. Situado no coração da Mata Atlântica no alto do Vale da Ribeira, o PETAR é a “Capital das Cavernas no Brasil”.

014_Overlander_PETAR

TRÊS CAVERNAS EM UM SÓ DIA

Texto & Fotos: Robert Ager & Grace Downey

PETAR, o Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira, junto com um mosaico de outras unidades de conservação na região de Paranapiacaba, forma uma das maiores áreas de Mata Atlântica preservada no Brasil. Porém, é mais conhecido pela intensa rede de túneis sob a sua superfície, com mais de 300 cavernas registradas.

015_Overlander_PETAR

Com apenas três dias aqui, queríamos fazer o máximo possível e aproveitar a maior parte do nosso tempo, e assim decidimos explorar três cavernas em nosso primeiro dia: Santana, Morro Preto e Couto. Todas elas podem ser facilmente alcançadas a partir do Núcleo Santana, onde você também vai encontrar um centro de visitantes, água potável, banheiros e áreas de piquenique muito agradáveis, à beira do rio.

016_Overlander_PETAR

Devido à segurança e preservação, é obrigatório levar um guia, o que realmente torna o dia muito mais interessante. Nosso guia, o conhecido Kisuco, não apenas garantiu que mantivéssemos o ritmo, mas também nos cativou com suas várias histórias e experiências de vida. Além disso, ele conseguiu fazer com que esquecêssemos o quão fora de forma estávamos.

017_Overlander_PETAR

Se você acha que depois de ter conhecido uma caverna você já viu tudo, está totalmente enganado. Elas são muito diferentes, cada uma com sua própria personalidade e caráter. A Santana, a apenas 5 minutos a pé do núcleo, foi a primeira e também a maior. Bem estruturada, com escadas e passarelas acima do rio, é uma boa escolha para começar.

018_Overlander_PETAR

Não importa quantas vezes você já esteve em uma caverna, você ainda sente um pouco de apreensão quando você entra e a luz desaparece, a temperatura cai e a escuridão predomina. Tudo isso até que as lanternas se ascendem, e então você se da conta que adentrou em um mundo mágico subterrâneo de belas estalactites, estalagmites e formações rochosas maravilhosas. Explorando um túnel após o outro, deixando nossas mentes imaginar todos os tipos de formas estranhas e admiráveis, nem vimos o tempo passar até que emergimos para a luz novamente.

019_Overlander_PETAR

Nossa segunda caverna foi a Morro Preto e apesar de ser uma breve visita devido ao fato de que apenas uma parte desta enorme caverna é aberta ao público, ainda assim foi muito memorável. Depois de uma pequena subida, chegando até uma espécie de mirante, olhamos para trás – para a entrada da caverna, e percebemos que estávamos no meio de uma enorme catedral natural de rocha esculpida.

020_Overlander_PETAR

Após uma rápida parada para o almoço na beira do rio, voltamos para nossa última caverna do dia, a Couto. Mais uma vez, muito diferente das outras! Primeiramente, porque desta vez tivemos que percorrer o próprio rio durante grande parte do caminho, às vezes chegando até a cintura. Também porque, ao contrário das outras duas, desta vez, entramos por um lado e saímos por outro.

021_Overlander_PETAR

Antes que nos déssemos conta, estava escurecendo e já estávamos de volta no carro, retornando ao vilarejo. Cansados, mas completamente satisfeitos, voltamos ao nosso chalé para um banho rápido, antes de sair para jantar. Aberto ao público e não apenas aos residentes, o Bar Mangarito é “o lugar” para estar depois de um dia ativo de aventuras. Pizza é a especialidade e não decepcionou, mas a maior surpresa foram as caipirinhas especiais preparadas pelo Junior, o próprio dono. Certamente uma das melhores que já provei, e olha que já foram muitas! Basta dizer que, depois de algumas bebidas e um delicioso jantar, estávamos prontos para descansar, e dormimos como bebês. Mas não por muitas horas!

022_Overlander_PETAR

Veja esta matéria na íntegra na Edição #3 da REVISTA OVERLANDER  ou Parte 1 aqui ou Parte 3 aqui 

Também confira nossas recomendações de lugares Onde Ficar e Comer >>>>

Ediçao #6 Chegou

01d_SingleMag_500_sidebar_site

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

Conheça os Livros

01_Capa_500x385
01a_DayTrippers_SidebarAd
01_Capa_500-sidebar
02_CYD_APM_sidebar
03_CYD_BPT_Sidebar
Livro_standing_3D_shadow_sidebar
01a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
02a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
03a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
04a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385

Deixe uma resposta