O MUNDO SUBTERRÂNEO – Vale da Ribeira e PETAR (3)

Veja esta matéria na íntegra na Edição #3 da REVISTA OVERLANDER  ou Parte 1 aqui ou Parte 2 aqui 

Também confira nossas recomendações de lugares Onde Ficar e Comer >>>>

Nosso destino reservou não apenas belos trajetos, mas também uma introdução a um novo mundo misterioso, debaixo de nós e dos nossos pneus. Situado no coração da Mata Atlântica no alto do Vale da Ribeira, o PETAR é a “Capital das Cavernas no Brasil”.

047_Overlander_PETAR

NÚCLEO CABOCLOS E CAVERNA TEMIMINA

Texto & Fotos: Robert Ager & Grace Downey

No dia seguinte, começamos bem cedo, partindo ao nascer do sol para a travessia entre o Núcleo Santana e o Núcleo Caboclos. Situado do outro lado da serra, o Núcleo Coboclos foi a base para a nossa próxima caminhada e a espetacular Temimina.

A primeira parte do percurso é uma mistura entre asfalto e terra até Apiaí. O trajeto foi tranquilo e a estrada de terra estava boa, mas já estivemos aqui antes com chuva intensa e sabemos que esta estradinha tranquila pode facilmente se transformar em um grande desafio, cheio de lama e grandes atoleiros. É aconselhável perguntar primeiro sobre as condições da estrada!

029_Overlander_PETAR

A partir de Apiaí, seguimos mais um pouco até deixar a estrada principal e percorrer por trilhas de terra mais interessantes até a entrada do parque e além. Obviamente, não resistimos e nos divertimos um pouco com o Jeep Renegade, que como esperado tirou de letra o roteiro explorado, e nos levou não só com segurança, mas também com muito conforto até o ponto final.

031_Overlander_PETAR

Antes mesmo de qualquer emoção na caverna, tivemos uma surpresa no início da caminhada. Entrando na trilha dentre a floresta, o Kisuco imediatamente gritou para que parássemos! Então, ele nos chamou para perto e apontou para uma cobra venenosa.

032_Overlander_PETAR

Que ótima maneira de começar o dia – com muita adrenalina. Algo que seria muito bem-vindo, já que este seria de longe, o dia mais duro da nossa viagem. A longa caminhada pela floresta, atravessando o rio aqui e ali, é bastante exigente e não pude deixar de notar que foi tudo ladeira abaixo. Isso signifiava apenas uma coisa – seria tudo subida no caminho de volta!

038_Overlander_PETAR

Mas certamente valeu a pena, quando eventualmente atravessamos o rio no final e olhamos para a magnífica entrada da Temimina. Parecia algo de um outro mundo, tal como Tolkien – pura fantasia. Nas próximas duas horas, exploramos os vários níveis e profundidades desta caverna extraordinária. Uma cena mágica após a outra, mas o destaque foi o chuveiro secreto escondido na parte de trás do nível inferior. Quando a luz brilha sobre a água caindo abaixo, você não pode deixar de fiar impressionado com a engenhosidade da natureza.

034_Overlander_PETAR

UM DIA ACIMA DA TERRA

Passamos nosso último dia acima da terra, sob o sol do Vale das Ostras, à caminho da impressionante cachoeira Queda do Meu Deus. Recusamos a opção de chegar de carro até o topo e, em vez, estacionamos antes para fazer uma trilha subindo pelo próprio rio. Tomamos a decisão certa, pois apreciamos muito mais a experiência, e o caminho, do que as pessoas que chegaram lá sequinhas e limpinhas. Brincadeiras à parte, na verdade não importa como você chega lá, a cachoeira é espetacular de qualquer forma! De volta ao vilarejo, tomando uma cerveja e comendo um tradicional pastel na praça, não acreditávamos o quanto tínhamos espremido nos últimos dias.

045_Overlander_PETAR

PETAR é um ótimo lugar, perfeito para descobrir o mundo das cavernas e se apaixonar por ele. Atende todos os níveis de interesse, habilidade, orçamento e idade – todos encontram algo que lhes agrada aqui. O período de estada depende de cada um, pode ser o quão relaxante ou intenso quiser. Outra opção é combinar uma visita nesta região com alguns dias dirigindo pela Serra da Graciosa ou explorar as vastas praias da Ilha Comprida.

Nós, pessoalmente, já estivemos aqui diversas vezes e apesar de fazer algo diferente toda vez, sempre voltamos com mais ideias e uma boa desculpa para estar ali novamente. Essa é a verdadeira magia de um lugar especial!

Veja esta matéria na íntegra na Edição #3 da REVISTA OVERLANDER  ou Parte 1 aqui ou Parte 2 aqui 

Também confira nossas recomendações de lugares Onde Ficar e Comer >>>>

Ediçao #6 Chegou

01d_SingleMag_500_sidebar_site

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

Conheça os Livros

01_Capa_500x385
01a_DayTrippers_SidebarAd
01_Capa_500-sidebar
02_CYD_APM_sidebar
03_CYD_BPT_Sidebar
Livro_standing_3D_shadow_sidebar
01a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
02a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
03a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
04a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385

Deixe uma resposta