O MUNDO SUBTERRÂNEO – Vale da Ribeira e PETAR (1)

Veja esta matéria na íntegra na Edição #3 da REVISTA OVERLANDER ou Parte 2 aqui ou Parte 3 aqui 

Também confira nossas recomendações de lugares Onde Ficar e Comer >>>>

Nosso destino reservou não apenas belos trajetos, mas também uma introdução a um novo mundo misterioso, debaixo de nós e dos nossos pneus. Situado no coração da Mata Atlântica no alto do Vale da Ribeira, o PETAR é a “Capital das Cavernas no Brasil”.

001b_PETAR_Opening_evenlarger

ESTRADA PARQUE E CAVERNA DO DIABO

Texto & Fotos: Robert Ager

Procurando uma razão para evitar a notória Regis Bittencourt e curtir ao máximo o nosso Jeep Renegade, optamos por uma rota alternativa. Adentrando rumo ao interior e evitando a capital, por estradas mais silenciosos e mais bonitas, seguimos o nosso caminho em direção a pequena cidade de São Miguel Arcanjo.

002_PETAR_EstradaParqu

Aqui, entramos no Parque Estadual Carlos Botelho para explorar a primeira Estrada Parque de São Paulo. Um maravilhoso trecho com 30 km de extensão da recentemente reaberta SP-139 até a Serra da Macaca no sentido de Sete Barras. Um belo trajeto, com muitas opções de realizar pequenas caminhadas ou lugares para descansar e fazer piquenique. Sem dúvida, esta é a melhor opção de trajeto para descer ao PETAR.

003_PETAR_EstradaParqu

Outra opção, algumas horas de estrada mais tarde, é uma visita até a  impressionante Caverna do Diabo, situada na estrada entre Eldorado e Iporanga. Este parque bem estruturado, com um Centro de Visitantes bacana, oferece visitas guiadas ao longo do dia. Para qualquer novato, é uma ótima introdução ao mundo da espeleologia e certamente vai te deixar com água na boca para o que está por vir.

004_PETA_Diabo

BAIRRO DA SERRA

Continuando, beirando as águas barrentas do Ribeira do Iguape, fialmente chegamos em Iporanga. Embora você pode facilmente organizar seus passeios a partir daqui, melhor é estar o mais perto possível das cavernas. Então, deixamos o asfalto para trás e seguimos pela estrada de terra por mais 20 minutos até o Bairro da Serra.

009_PETAR_RibeirodoIguape

Este pequeno e simples vilarejo é o local perfeito e base ideal para sua aventura, perto do Núcleo Santana e a entrada do parque, com uma pequena variedade de pousadas e campings disponíveis. A mais famosa é a familiar Pousada da Diva, conhecida por ser o berço da espeleologia no Brasil. Ao lado, você vai encontrar a Parque Aventuras, uma das melhores, e mais antigas, agências de turismo na região.

011_PETAR_PousadaDaDiva

No entanto, nossa experiência de estadia foi ainda melhor: o Glamping Mangarito! Um conceito baseado em lodges da selva peruana, este projeto conta com dois belos chalés situados em um pequeno trecho de floesta privada, isolado com um ambiente único e muito especial. Um lugar incrível para fiar, e como estávamos prestes a descobrir, perfeito para relaxar após um dia exaustivo de cavernas!

010_PETAR_Mangarito

Veja esta matéria na íntegra na Edição #3 da REVISTA OVERLANDER ou Parte 2 aqui ou Parte 3 aqui 

Também confira nossas recomendações de lugares Onde Ficar e Comer >>>>

Ediçao #6 Chegou

01d_SingleMag_500_sidebar_site

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

Conheça os Livros

01_Capa_500x385
01a_DayTrippers_SidebarAd
01_Capa_500-sidebar
02_CYD_APM_sidebar
03_CYD_BPT_Sidebar
Livro_standing_3D_shadow_sidebar
01a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
02a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
03a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
04a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385

Deixe uma resposta