PANDORA ON THE ROAD – Na Terra do Drácula

Veja mais posts da PANDORA ON THE ROAD  >>>>

Hoje chegamos no vigésimo segundo país da volta ao mundo. Estamos na Romênia, esse país, localizado na Europa central, muito conhecido pela Transylvania e pela lenda do Conde Drácula e por suas cidades medievais.

28_pandora_on_the_road_romania

Timisoara na Romênia está se preparando para ser a capital cultural da Europa em 2021. A cidade foi presenteada com sete novas estátuas para renovar o centro histórico. As 7 estátuas foram feitas por 4 artistas Romenos. Achamos 5 delas e 1 está em construção. Não pude mais procurar a última pois a Rafa estava reclamando que até as pálpebras estavam congelando! Adoramos a cidade!

31_pandora_on_the_road_romania

O Castelo de Corvin é impressionante por sua presença, que domina a cidade de Hunedoara e hoje está localizado num espaço bem urbano. Para aqueles atraídos pela Idade Média, o castelo representa um monumento único na Romênia e entre os mais atraentes do espaço europeu. Uma visita imperdivel na Romênia.

34_pandora_on_the_road_romania

Sibiu é a maior cidade do Sul da Transilvânia e uma das mais visitadas de toda Romênia. Fundada há mais de mil anos, carrega as marcas da herança Anglo-Saxônica na história e arquitetura.  A cidade estava coberta de neve e na praça principal havia um mercado repleto de produtos regionais e comidas deliciosas. A vista de cima da Catedral Santa Maria permite ver todo o centro histórico, rodeado bem ao longe pelas montanhas dos Cárpatos. Lá de cima também ficam mais evidentes os telhados cheios de “olhos”, uma curiosa característica das casas e que nunca tínhamos visto antes. 

37_pandora_on_the_road_romania

Resolvemos fazer um passeio super turístico, mas imperdível: subir de teleférico até o Lago Balea, a 2 mil metros de altitude. De cima se pode avistar a famosa Transfagarasan, que se desdobra em 90 km de curvas extremamente sinuosas em meio às montanhas. A rodovia foi construída em 1970 pelo então ditador na época Nicolae Ceaušesco como uma estratégia militar de fuga, diante da ameaça Soviética. Valeu o passeio pelas vistas incríveis de cima dos Cárpatos, mas do lago mesmo não vimos nem sombra, pois estava soterrado na neve.

43_pandora_on_the_road_romania

Castelo de Bran (castelo do Drácula ).

45_pandora_on_the_road_romania

O Libearty é o maio santuário de ursos da Europa. Foi criado em 2005 de uma parceria entre a Millions of Friends, Associação de proteção animal, e a cidade de Zarnesti, que doou a área de floresta de 69 hectares. O santuário abriga hoje 97 ursos marrons, resgatados de péssimas condições em cativeiros por toda Romênia, incluindo restaurantes, hotéis, castelos a até monastérios. A sua criação foi em virtude de uma promessa feita por Cristina, presidente da Associação, à ursa Maya (que viveu mais de 15 anos em uma jaula, próximo ao “Castelo do Drácula” em Bran e acabou por tirar a própria vida ao roer as patas até o osso), de que nenhum outro urso morreria nessas condições.

51_pandora_on_the_road_romania

O castelo de Peles se destaca bela beleza de seu exterior, que salta aos olhos de quem já o avista de longe, potencializada pelos riquíssimos detalhes no melhor do estilo Renascentista. Não é à toa que é considerado um dos castelos mais bonitos do mundo. Os entalhes nos móveis em madeira – mais de 14 tipos dela, os lustres feitos de cristal de Murano, as esculturas, pinturas e afrescos de importantes artistas – incluindo Gustav Klimt, os vitrais que adornam as janelas, as tapeçarias turcas, os espelhos gigantes que multiplicam a beleza da decoração e todos os móveis confeccionados minuciosamente são, com certeza, um legado para a humanidade.

Já visitamos palácios suntuosos que ficaram na memória, como Versalhes, em Paris, ou o Hermitage em São Petersburgo; mas o Castelo de Peles realmente impressiona. Então anota a dica aí na agenda pra quando vier à Romênia. Fica na cidade de Sinaia, aos pés das Bucegi Mountains, cidade com excelente infraestrutura turística e também uma concorrida estação de esqui. São apenas 120 quilômetros da capital Bucareste e inclusive se pode visitar o local em daytours partindo de Bucareste.

52_pandora_on_the_road_romania

Sobre PANDORA ON THE ROAD – Rafaela e Eduardo
Uma viagem de exploração e descobrimento, do mundo e de nós mesmos. Uma imersão na cultura de vários povos, pelos 4 cantos do mundo.
  www.pandoraontheroad.com.br/       /pandoraontheroad/        /pandoraontheroad/

Ediçao #5 Chegou

01c_SingleMag_Ed5_500

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

Conheça os Livros

01a_DayTrippers_SidebarAd
01_Capa_500-sidebar
02_CYD_APM_sidebar
03_CYD_BPT_Sidebar
Livro_standing_3D_shadow_sidebar

Ediçao #5 Chegou

01c_SingleMag_Ed5_500

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

Conheça os Livros

01a_DayTrippers_SidebarAd
01_Capa_500-sidebar
02_CYD_APM_sidebar
03_CYD_BPT_Sidebar
Livro_standing_3D_shadow_sidebar

Ediçao #5 Chegou

01c_SingleMag_Ed5_500

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

Conheça os Livros

01a_DayTrippers_SidebarAd
01_Capa_500-sidebar
02_CYD_APM_sidebar
03_CYD_BPT_Sidebar
Livro_standing_3D_shadow_sidebar

Deixe uma resposta