PROVANDO O MUNDO – Delícias do México

Veja mais posts da PROVANDO O MUNDO  >>>>

Acordamos às 5 da manhã pra acompanhar o preparo de uma das mais tradicionais receitas mexicanas: Barbacoa. Tudo começa com o ritual de matar uma ovelha, tirar o couro, limpar e cortar a carne ao meio. Enquanto isso, em um buraco feito na terra, o fogo queima a lenha e aquece as pedras que assarão a carne. Os cortes são então enterrados em volta de folhas de maguey que darão sabor à carne. Cinco horas depois a carne é desenterrada e degustada com tortilhas quentinhas feitas à mão.

045_provando_o_mundo_mexico

Entre uma gordice e outra fomos conhecer a Cidade dos Deuses, como é conhecido o sítio arqueológico de Teotihuacán. Presume-se que entre os séculos III e V d.C viveram mais de 100 mil pessoas ali, sendo a maior civilização da América na época. As pirâmides do Sol e da Lua possuem, respectivamente, 65 e 45 metros e é difícil não se impressionar com a imponência das construções.

049_provando_o_mundo_mexico

E depois de subir uma das maiores pirâmides do mundo o que acontece?  Bate aquela fome!!  O mais legal é que a aula de história continuou no restaurante! Enquanto desfrutamos a vista da pirâmide do Sol, Mimi nos contou tudo sobre as receitas tradicionais da região que abriga o sítio arqueológico. A mais curiosa foi o Mixiote, uma técnica asteca de cozimento a vapor. A carne é cozida dentro de um papelote extraído da folha do maguey, a planta da tequila. A carne fica bem macia e saborosa!

053_provando_o_mundo_mexico

Ei, você, diz pra gente: quando é época de abacaxi? E de maçã?  Com a oferta facilitada de alimentos nos supermercados perdemos a noção de quais são os alimentos da estação, não é verdade? Infelizmente, essa comodidade tem um alto custo ambiental, energético e ainda pesa mais para o nosso bolso.  Por isso aplaudimos de pé a iniciativa do jovem e talentoso chef Armando. Ele resolveu pensar além e fazer a diferença no mundo com as suas armas praticando cozinha estacional. Além de contribuir para minimizar os impactos da superprodução, ao usar só os produtos da estação ele ainda surpreende os clientes do @naan_cocina com novas e criativas preparações no cardápio.

060_provando_o_mundo_mexico

Se der medo, FAÇA! Projetar o nosso sonho foi uma mistura de incertezas, expectativas e muito desapego. Abrimos mão de coisas que levamos anos construindo. (Não, não foi tão fácil quanto possa parecer vendo as fotos desse perfil). Mas hoje – depois de passarmos por 13 países – percebemos que o sonho de conhecer o mundo através da gastronomia não era tão louco assim e que se perdemos de um lado, ganhamos muito do outro. Mas isso é apenas o começo. Ainda temos muito chão pela frente… O medo às vezes aparece, mas ele tá ali só pra lembrar que é hora de seguirmos em frente.

061_provando_o_mundo_mexico

Ediçao #6 Chegou

01d_SingleMag_500_sidebar_site

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

Conheça os Livros

01a_DayTrippers_SidebarAd
01_Capa_500-sidebar
02_CYD_APM_sidebar
03_CYD_BPT_Sidebar
Livro_standing_3D_shadow_sidebar

Deixe uma resposta