ROTA DA SEDA – O Velho Caminho do Oriente (Parte 2)

Veja esta matéria na íntegra na Edição #2 da REVISTA OVERLANDER ou a PARTE 1 AQUI ou a PARTE 3 AQUI ou a PARTE 4 AQUI

Depois de uma mudança forçada de plano, embarcamos em uma aventura inesperada para um território desconhecido… exploramos a antiga e mística Rota da Seda até a China. Parte 2 desta História . . .

DayTrippers (Rafael Ávila e Isabela Miranda)

017_daytrippers

MAS VOCÊS VÃO PARA O IRÃ?

Essa era a reação de boa parte das pessoas que recebiam a notícia de que em breve iríamos para o Irã. Vindos da Geórgia e da Armênia, na cordilheira do Cáucaso, chegamos à República Islâmica do Irã para sair do inverno das montanhas diretamente para o verão dos desertos. Esqueça qualquer impressão de hostilidade que a mídia possa ter colocado na sua cabeça; o Irã é um dos países em que mais nos sentimos seguros e bem-vindos. Aliás, podemos chamar essa sensação que tivemos de uma regra geral; é consenso entre os viajantes que não há povo mais hospitaleiro nesse mundo, que abre a casa, oferece comida, convida para um casamento, apresenta toda a família, conserta seu carro de graça e que só quer em troca que você fique mais.

010_daytrippers

Começamos o país por Tabriz, onde está o maior bazaar coberto do mundo e um dos mais importantes centros comerciais da Rota da Seda. Sentimos ali como o comércio corre no sangue dos iranianos. Os mercados são cheios de vida, gente comprando, gente vendendo, barraquinhas a perder de vista e os famosos tapetes persas, que passam de mão em mão, geração em geração, retornam ao bazaar como moeda de troca e quanto mais antigos, mais caros fiam. Podem ser de lã, algodão ou seda. O bazaar de Tabriz é uma viagem no tempo e conta com um Caravanserai em seu interior que dá uma sensação ainda maior de estar de fato na Rota da Seda.

021_daytrippers

Os Caravanserais eram pousadas onde os mercadores viajantes se hospedavam e também podiam funcionar como armazém ou entreposto comercial. De maneira geral, a planta é quadrada ou retangular com um pátio central e fontes com água disponível tanto para consumo quanto para as abluções dos muçulmanos. Contam os iranianos que o Shah Abbas, a fim de estimularas rotas de comércio no Irã, construiu 999 Caravanserais pelo país de modo que o viajante tivesse sempre onde fiar a cada 30-50 km. Visitamos vários deles de norte a sul do país e, apesar da semelhança arquitetônica, havia sempre um detalhe a mais ou uma história diferente.

022_daytrippers

Deslocar-se de carro no Irã, com o diesel a 50 centavos de real, fez com que os 3.000 km pelo país custassem bem pouco. Aliás, com a hospitalidade iraniana era até difícil colocar a mão no bolso. Todos os dias éramos convidados para tomar chá, comer, dormir na casa das famílias e, sempre quando partíamos, nos davam todo tipo de presente, desde saco de arroz até camisa social. No pedágio perguntavam de onde vínhamos e diziam com entusiasmo “Welcome to Iran”, e passávamos sem pagar. Os iranianos dispensam um tratamento completamente diferente ao turista, ninguém queria nosso dinheiro, só mesmo a amizade e a troca.

011_daytrippers

No deserto central na cidade de Yazd, uma das cidades de que mais gostamos em todo o país, a hospitalidade com os overlanders vem do Silk Road Hotel. Em arquitetura estilo Caravanserai, esse hotel, sabendo da necessidade dos viajantes, disponibiliza o estacionamento para acampamento e permite que os overlanders usem gratuitamente o wi-fi, o chueiro e o pátio central, onde há um restaurante a bom preço com pratos típicos e muito saborosos.  Os exemplos de hospitalidade do Irã são intermináveis.

020_daytrippers

Veja esta matéria na íntegra na Edição #2 da REVISTA OVERLANDER ou a PARTE 1 AQUI ou a PARTE 3 AQUI

Compre o Livro

01a_DayTrippers_SidebarAd

Ediçao #6 Chegou

01d_SingleMag_500_sidebar_site

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

Conheça os Livros

01a_DayTrippers_SidebarAd
01_Capa_500-sidebar
02_CYD_APM_sidebar
03_CYD_BPT_Sidebar
Livro_standing_3D_shadow_sidebar

Deixe uma resposta