SAFARI BRASILEIRO (Parte 1)

Texto & Fotos: Robert Ager

O melhor da vida selvagem na América do Sul está mais perto do que você pode imaginar. No Pantanal tem tudo!

Veja esta matéria na íntegra na Edição #7 da REVISTA OVERLANDER

Parte 2 aqui  >>>>

036_OverlanderBrasil_Pantanal

Ficamos muito animados quando a Overlander foi convidada para participar da aventura da Gaia Expedições. Quando descobrimos o destino, foi melhor ainda e não pensamos duas vezes. O Pantanal é um dos nossos lugares favoritos!

A ideia era viver uma verdadeira experiência de uma viagem em grupo e também ser o segundo carro de apoio. Combinação perfeita!

004_OverlanderBrasil_Pantanal

ENCONTRO EM BONITO

O ponto de encontro do grupo, e a primeira etapa, foi em Bonito — uma cidade pequena, mas sem dúvida um dos melhores exemplos de ecoturismo no país. Além de todas as maravilhosas atividades ao ar livre, a infraestrutura é excelente. Bem organizado, profissional e sempre com seu charme mato- -grossense. E ainda mais importante: dessa forma existe uma garantia de que este lugar tão especial seja bem cuidado e protegido.

Nossa base era a linda Pousada Águas de Bonito. Bem localizada na cidade e um lugar perfeito para relaxar entre nossas aventuras e nos preparar para os próximos desafios.

O grupo era bem variado, de pessoas, carros, idades e de vários lugares do Brasil. Durante a viagem, descobri que essas diferenças não eram um problema, e sim uma coisa muito positiva, deixando a viagem bem mais interessante, divertida e garantindo novas amizades no final.

001_OverlanderBrasil_Pantanal

COMBOIO E EQUIPE

O comboio consistia de três Pajeros, dois Trollers, dois Wranglers, uma L200 e uma Ranger! E a equipe de organização? Marcelo (ou Gaia, como é mais conhecido) como líder, no primeiro carro, para abrir a trilha em seu Mitsubishi L200; Jean, outro viajante com muita experiência, na Pajero da Overlander, fechando o comboio, e eu intercalando entre os dois carros — tirando fotos e ajudando onde fosse necessário.

O Gaia era meu amigo, já o conhecia de anos e muitas aventuras; o Jean ainda não, mas nos demos muito bem e parecia que já éramos grandes amigos há bastante tempo. Amizades da estrada são incríveis!

006_OverlanderBrasil_Pantanal

NÃO COMEÇOU BEM!

A expedição foi muito bem organizada. O Marcelo é bem meticuloso, mas sempre temos de estar preparados para o inesperado. Não demorou muito para  o primeiro imprevisto aparecer. Nesse caso, foi o carro de um dos casais que quebrou ainda a caminho de Bonito e não tinha condições para continuar.

– E agora? Tem de resolver!

Depois de vários telefonemas, algumas conversas e pedidos, tudo deu certo. O casal chegaria até a pousada de táxi e continuaria a expedição no carro da Ana, que estava viajando sozinha em seu Ranger. A sorte foi que eles já tinham se conhecido em outra viagem com o Gaia. “Onde há vontade, há um caminho.”

002_OverlanderBrasil_Pantanal

RIO SUCURI

Em qualquer visita a Bonito, uma flutuação é obrigatória! Algo bem diferente, uma experiência única e sempre um dia inesquecível. Um ótimo início para a nossa aventura.

Todo mundo acordou cedo, todos os carros estavam adesivados e o comboio pronto para sair da pousada, cheio de expectativas. Desta vez, nosso destino foi o Rio Sucuri. A charmosa fazenda é um exemplo perfeito de como Bonito é organizado e opera com um turismo muito profissioal. Chegando à recepção, o grupo foi dividido em dois e logo estávamos pegando nossos equipamentos. Em seguida recebemos uma pequena aula de orientação e fomos para a ducha fria — muito mais do que bem-vinda neste calor de quase 40 °C!

003_OverlanderBrasil_Pantanal

Um curto percurso de caminhonete até a cabeça da trilha, onde andamos um pouco para conhecer a floresta que o cerca e seguimos para o rio. Afinal, todo mundo estava ansioso esperando a flutuação! Os rios aqui são muito especiais, abençoados com centenas de fontes naturais e uma concentração única de rocha calcária. Ótimos para qualquer mergulho e, ao contrário do mar, você não faz esforço algum. É só relaxar e deixar a correnteza te levar.

004_OverlanderBrasil_Pantanal

Foi uma experiência incrível, uma viagem por um aquário ao ar livre e uma passagem a um raro mundo subaquático. A visibilidade era excelente e tivemos uma ótima visão embaixo d’água — em instantes deparamos com cardumes de peixes à nossa frente. Infelizmente o tempo voou e, mais cedo do que gostaríamos, chegamos ao final do trajeto e estávamos saindo da água para pegar a camionete de volta até a sede da fazenda, onde um delicioso almoço nos esperava.

Voltando à pousada, ficamos o resto do dia relaxando na piscina, tomando algumas e basicamente nos conhecendo melhor. Na manhã seguinte pegaríamos a estrada novamente . . .

CAMERA

PRIMEIRO GOSTINHO DO PANTANAL

Com tanta coisa para fazer em Bonito, seria muito fácil ficar aqui a semana inteira. Porém, nosso foco era o Pantanal e bem cedo na manhã seguinte todo mundo estava pronto para explorar o maior pântano do mundo.

Saindo de Bonito, nosso comboio seguiu pelas estradas de terra rumo a Miranda. Uma manhã bem tranquila, só admirando a natureza, parando para tirar algumas fotos e curtindo as lindas paisagens pelos caminhos rurais. Um pouco ao norte de Miranda, nosso destino foi a Fazenda San Francisco. Ao chegar à porteira, deparamos com uma miniboiada que nos deu as boas-vindas. Situada no começo do bioma, foi uma boa introdução para os próximos dias Pantanal adentro.

008_OverlanderBrasil_Pantanal

Naquela tarde, a primeira coisa que percebemos foi a quantidade de vida ao nosso redor. Em toda e qualquer direção tinha alguma coisa! Uma miscelânea maravilhosa de lagartos, emas, cavalos, capivaras, búfalos e muito mais. Além disso, o barulho das araras, curicacas e papagaios — que coisa linda!

Depois do nosso primeiro e belo pôr do sol, estávamos prontos para a focagem noturna, quando nos juntamos a outro grupo e seguimos em uma camionete aberta. Sempre tem alguma coisa para ver nesses passeios e dessa vez os highlights foram um cervo-do-pantanal, um tamanduá-mirim e uma jaguatirica!

012_OverlanderBrasil_Pantanal

CHALANA NO RIO MIRANDA

No segundo dia na San Francisco, exploramos mais um pouco do Pantanal, desta vez de dentro da água. Deixando nossos carros de lado, pegamos a camionete da fazenda e percorremos a curta trilha até o rio.

016_OverlanderBrasil_Pantanal

Para criar uma expectativa maior, os guias falaram que uma onça-pintada tinha sido avistada mais cedo naquela manhã. Infelizmente, não a vimos!

Chegando ao rio, a chalana estava esperando — um barco só para nós. Devagar e sempre, seguimos a explorar o rio e imediatamente alguma coisa — um gavião — mergulhou bem pertinho do barco. As paisagens no rio são lindas, bem diferentes do que quando apreciadas do carro. Tudo é muito tranquilo, mais verde e com uma perspectiva única. Você se sente parte do Pantanal!

013_OverlanderBrasil_Pantanal

Nesses passeios, é quase obrigatório fazer uma pesca, normalmente em busca das infames piranhas. Ainda bem que neste dia o almoço não dependia do nosso resultado. Muito esforço, muita paciência, mas pouco peixe! Pelo menos um de nós pegou um.

015_OverlanderBrasil_Pantanal

De volta à fazenda, depois do almoço e antes de sair, encontramos um casal de overlanders austríacos, viajando pela América do Sul com o seu equipado Iveco 4×4! É sempre legal conhecer outros viajantes.

018_OverlanderBrasil_Pantanal

Veja esta matéria na íntegra na Edição #7 da REVISTA OVERLANDER

Parte 2 aqui  >>>>

Ediçao #7 Chegou

01a_SingleMag

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

10b_New_all_Items_blue_sidebar

Conheça os Livros

01_Capa_500x385
01a_DayTrippers_SidebarAd
01_Capa_500-sidebar
02_CYD_APM_sidebar
03_CYD_BPT_Sidebar
Livro_standing_3D_shadow_sidebar
01a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
02a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
03a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
04a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385

Deixe uma resposta