TERRA ADENTRO – Alaska, a última fronteira das Américas

Veja mais posts da TERRA ADENTRO  >>>>

“Depois de mais de 11 meses de viagem, 42 mil quilômetros rodados por 16 países, cinco quebras do carro, mais de 45 dias parados em oficinas mecânicas, finalmente atingimos o nosso maior objetivo nas Américas: cruzamos a última fronteira da América do Norte, o estado americano do Alaska.”

67_Alaska

“Em muitos momentos, quando os desafios nos impeliam de atingir este grande objetivo, chegamos a até questionar se ainda seria possível chegarmos tão longe, principalmente com o inverno já batendo à porta do Hemisfério Norte. Entretanto, com o passar dos meses na estrada fomos aprendendo que os sonhos nunca são inalcançáveis, apenas se tornam uma questão de tempo para todos aqueles que planejam e realizam com grande afinco seus objetivos.

Foi nesse clima, transbordando de alegria, que cruzamos a última fronteira das Américas, embalados pela trilha sonora de Eddie Vedder, “Into the Wild”, que tão bem dimensionou a atmosfera selvagem do Alaska. Já era noite quando chegamos em Fairbanks, nossa primeira parada oficial no Alaska.

Desde que deixamos as nossas casas para trás, no dia 09 de outubro de 2016, sempre ficávamos imaginando como seriam os nossos dias no extremo norte das Américas. E, a todo momento, a Aurora Boreal esteve em nosso imaginário.”

74_Alaska

“As nossas duas primeiras noites no Alaska e outras que tivemos no norte do Canadá foram completamente sem sucesso. Muito frio e nenhum sinal das Northern Lights. Por mais que o céu estivesse limpo, sem nuvens, e os indicadores de auroras estivessem apontando boas probabilidades de vê-las, percebemos que somente isto era insuficiente para ter boas taxas de sucesso. Foi quando, inesperadamente, recebemos o convite de um caçador nato de Auroras Boreais e que há muito tempo acompanhávamos pela internet: o amigo, Marco Brotto, que estava em Fairbanks nos mesmos dias que nós. O Marco logo nos convidou para acompanhar a sua dinâmica de caça à Aurora Boreal.

Na companhia dele e de alguns expedicionários que viajavam sob o seu acompanhamento, vimos de perto, pela primeira vez, a magnitude das Auroras Boreais, em um lugar escolhido a dedo: um camping bem distante de Fairbanks, com direito a um lago exclusivo para observar e contemplar os céus nortenhos completamente esverdeados.”

73_Alaska

“Uma pequena fogueira aquecia a nossa noite, mas foram as ininterruptas horas de Auroras Boreais, madrugada adentro, que preencheram de emoção e alegria a nossa alma. Depois deste dia inesquecível, mesmo sabendo de todas as dificuldades para caçar as Auroras Boreais, não parávamos uma noite sequer de procurá-las, como se fôssemos atraídos por um singular “canto da sereia”.

Mas, nem só de Aurora Boreal foi feita a nossa passagem pelo Alaska. Em um de nossos momentos íntimos com a natureza local, tivemos o imenso privilégio de contemplar de perto uma das espécies mais difíceis de serem avistadas por estas terras, o Lince. Era amanhecer e estávamos sozinhos em meio a um camping completamente abandonado, resultado do inverno que rapidamente vinha se aproximando. Saímos para preparar o nosso café da manhã quando, rodeados pelo silêncio das florestas boreais, começamos a ouvir alguns ruídos, que vinham do meio da mata, bem ao lado de onde estávamos.

Caminhamos lentamente em direção à floresta, já com o equipamento fotográfico em uma das mãos e o spray contra Ursos na outra, pois não sabíamos o que encontraríamos bem à nossa frente. Por mais que tentássemos criar as mais surreais possibilidades, a última coisa que pensaríamos era nos deparar frente a frente com o Lince, este belíssimo felino que habita as terras geladas do norte.”

76_Alaska

“Poucos dias depois, quando tentamos ingressar sem sucesso no Denali National Park, que já estava fechado para a temporada de inverno, pudemos conhecer um dos lugares mais aguardados do Alaska: o Magic Bus. Mesmo não sendo o ônibus original, que abrigou o famoso expedicionário Christopher McCandless, este Magic Bus, que foi usado nas filmagens do clássico “Na Natureza Selvagem”, nos tocou profundamente, já que esta história foi uma das que mais nos inspirou a mudar de vida e seguir os nossos verdadeiros sonhos, que até então estavam trancados à sete chaves dentro de nós. Sem dúvida alguma, foi uma grande emoção sentar nesta cadeira, se enquadrar em frente ao Magic Bus 142 e reproduzir a foto célebre de Alexander Supertramp.”

77_Alaska

“As noites ficavam mais frias e era hora de trilhar todo o caminho de volta, cientes de que muitas surpresas ainda estavam guardadas para nós, assim como foi na última fronteira das Américas, onde a Natureza nos brindou tanto com a sua majestade.”

Ediçao #5 Chegou

02_CYD_APM_sidebar
03_CYD_BPT_Sidebar

Sobre TERRA ADENTRO – Sabrina e Henrique
Uma Volta ao Mundo de carro pelos lugares mais remotos da Terra. Uma incrível viagem por um mundo de extremos.
  www.terraadentro.com       /terraadentropelomundo        /terraadentro   /Terra_Adentro    /c/terraadentrobr