VIAJANDO EM FAMÍLIA – Na Estrada com Filhos (Parte 3)

Veja esta matéria na íntegra na Edição #2 da REVISTA OVERLANDER  ou Parte 1 aqui ou Parte 2 aqui

Três famílias, distintas, compartilham um pouco de suas experiências. Uma acaba de partir, outra está no meio de sua jornada e a terceira já quase terminando uma grande aventura.

Agora a parte final . . .

001_when_sparks_fly

TRENS E DESCOBERTAS – When Sparks Fly

Witt & Jennifer Sparks

Quando começamos a planejar nossa viagem através das Américas sabíamos que trazer nosso filh, de 4 anos (na época), influenciaia o estilo da viagem. Agora, enquanto nos preparamos para finalizar, quase dois anos e meio depois, olhamos para trás e nos damos conta de que nosso filho passou quase um terço de sua vida na estrada, vivendo em uma van, mas que tê-lo ao nosso lado, apesar de ter sido por vezes um desafio, é ao mesmo tempo uma experiência gratifiante e enriquecedora.

002_when_sparks_fly

Ficamos surpreendidos com a receptividade de todos no México e com sua cultura acolhedora. Aparentemente, mais do que em nosso país de origem – os Estados Unidos, a cultura latino-americana está centrada em torno da família e as crianças são bem-vindas em todos os lugares.

Paramos um dia para almoçar em uma barraca de tacos. Estava bem quente, sentamos nas cadeiras de plástico e relaxamos na muito bem-vinda sombra enquanto pedimos bebidas e tacos de carne. Em seguida, outra família chegou e seu filho de 4 anos tinha alguns carrinhos e caminhões, além de um trenzinho do personagem Thomas.

O Quinn observou-o brincar no chão de terra. A Jennifer foi até nossa van pegar alguns brinquedos, incluindo um trenzinho do Thomas também. Apesar da barreira da língua, os dois meninos se entenderam muito bem, e em poucos minutos estavam se divertindo, perdidos em seu próprio mundo de faz de conta.

Com os adultos, a falta de comunicação parece se tornar um empecilho muito maior. Nós tentamos conversar com os pais do menino e conseguimos apenas trocar algumas palavras básicas, mas que também nos ajudou, por exemplo, descobrimos como evitar os pedágios no percurso a seguir, rumo Sul.

003_when_sparks_fly

CASA NA VAN

Muitos de nossos amigos têm salas cheias de brinquedos, que raramente são tocados. Vivendo em uma van, Quinn tem que se adaptar com o pouco que cabe em nosso espaço limitado de armazenamento. Sempre que ele quer algo novo, precisa se desfazer de outro brinquedo para que haja espaço.

Cerca de um ano atrás, Quinn trocou seu amado trem Thomas com trilhos de plástico por um kit completo de trem elétrico, que seus avós trouxeram quando nos visitaram no Natal. Como precisa de um bom espaço para montar, acabamos não usando muitas vezes. Mas, quando paramos por alguns dias, o Quinn não vê a hora de montar a estação completa!

Como nosso quarto, sala de jantar, sala de estar, cozinha e salão de jogos é  tudo junto, e menor do que o closet da maioria das pessoas, temos que sempre nos acomodar da melhor forma, respeitando uns aos outros, em um espaço bem pequeno.

004_when_sparks_fly

RESPEITAR TODOS

Quando viajamos com outras pessoas, temos que levar em consideração a opinião e vontade de todos ao decidir o que fazer e aonde ir. Com criança, isso é ainda mais verdadeiro, e muitas vezes as coisas que as crianças querem fazer não é o mesmo que os adultos preferem. Degustação de vinhos e longas caminhadas? Não, obrigado.

Nosso filho ama trens, então fizemos o máximo possível para encontrar atrativos envolvendo trens, seja visitar museus ou fazer passeios sempre que possível. Como resultado, vi coisas que nunca teria visto se estivesse viajando de outra forma.

005_when_sparks_fly

O aniversário de 5 anos do Quinn foi comemorado no norte do México, e como presente de aniversário fizemos o passeio de trem pelo Copper Canyon. Quinn adorou o passeio de trem, e nós pudemos apreciar o cânion de uma perspectiva diferente.

Depois de dois anos e meio na estrada, decidimos que o nosso filho merece criar algumas raízes, então estamos nos mudando para uma casa “normal” em um bairro “normal”, onde espero que o Quinn possa fazer amizades duradouras.

Não temos certeza como vai ser essa adaptação de volta à “vida normal”, mas sabemos que passar esse tempo juntos, como uma família, foi um presente precioso que demos a nós mesmos

006_when_sparks_fly

Veja esta matéria na íntegra na Edição #2 da REVISTA OVERLANDER  ou Parte 1 aqui ou Parte 2 aqui

Ediçao #6 Chegou

01d_SingleMag_500_sidebar_site

Melhores Preços na Loja Overlander

01-SideBarAd_50

Coleção Overlander

07_Bothitems_home

Conheça os Livros

01_Capa_500x385
01a_DayTrippers_SidebarAd
01_Capa_500-sidebar
02_CYD_APM_sidebar
03_CYD_BPT_Sidebar
Livro_standing_3D_shadow_sidebar
01a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
02a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
03a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385
04a_Capa_livro_ViajologoExi_500x385

Deixe uma resposta